Notícias

Mensagem Presidencial

Presidente da República envia Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional

Mensagem resume ações e projetos do Governo Federal, focando no ano de 2020 e nas ações de combate à crise do coronavírus e projetos para os próximos anos.
Publicado em 03/02/2021 16h47
Mensagem Presidencial

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, remete nesta quarta-feira (03) ao Congresso Nacional a Mensagem Presidencial de 2021. Reforçando os valores e princípios que marcam a gestão, o documento informa parlamentares e sociedade sobre as ações governamentais realizadas em 2020 e previstas para 2021 e seus resultados na construção de um país mais próspero, justo e livre.

Dentre os temas abordados, encontram-se os programas de governo nas áreas de política econômica, políticas sociais e de desenvolvimento e bem-estar; política externa e comércio exterior; defesa nacional e soberania; segurança institucional; relacionamento com Congresso Nacional, entes federados e sociedade civil; e gestão pública.

O ano de 2020 foi marcado pelas ações de combate à crise econômica e sanitária causada pelo cenário global do novo coronavírus e das restrições às atividades comerciais. O Governo Federal assumiu duas premissas básicas para direcionarem sua atuação: salvar vidas e proteger empregos.

Com um bom trabalho, foi possível enfrentar a pandemia por meio de inúmeras ações junto aos entes da Federação, além da direta liberação de recursos financeiros para enfrentamento à pandemia. Mais recentemente o Governo iniciou a distribuição e a aplicação das vacinas em todo o pais, evocando com grande expectativa a capacidade incontestável do nosso sistema de saúde em imunizar a população. Também foi possível garantir uma criação líquida de vagas de emprego no acumulado de 2020, retomando as atividades econômicas aos níveis pré-crise.

A mensagem enfatiza também a importância do Parlamento para que as conquistas apresentadas fossem atingidas reforçando a necessidade de envolvimento e compromisso contínuo das duas Casas, Senado e Câmara, para dar seguimento em 2021 às ações de retomada econômica, além dos projetos de privatizações, concessões, maior liberdade de mercado e reforma tributária.

Confira a Mensagem Presidencial de 2021 na íntegra: https://www.gov.br/planalto/pt-br/mensagempresidencial/2021