Notícias

Chuvas

Governo Federal presta apoio às famílias atingidas por enchentes no Acre

Desde a última quinta-feira (18), técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil estão no estado para auxiliar na recuperação das infraestruturas públicas danificadas
Publicado em 22/02/2021 11h58 Atualizado em 22/02/2021 14h05
Governo Federal presta apoio às famílias atingidas por enchentes no Acre

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, visitou algumas das cidades mais atingidas pelas cheias: - Foto: Gov.br

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está apoiando o Governo do Acre (AC) no atendimento aos municípios atingidos pelas fortes enchentes, que já atingiram cerca de 130 mil pessoas. Desde a última quinta-feira (18), técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil estão no estado para auxiliar autoridades locais na elaboração dos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e na solicitação de recursos federais para auxiliar a população atingida e recuperar infraestruturas públicas danificadas.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, recebeu o governador do Acre, Gladson Cameli, para tratar sobre as necessidades do estado ante as cheias. Na ocasião, o titular do MDR reafirmou o compromisso do Governo Federal na ajuda ao Acre e destacou que não serão medidos esforços para apoiar a população atingida.

“O Acre pode contar com o apoio e com os recursos que o Governo Federal irá enviar para o socorro à população e, posteriormente, para a reconstrução das infraestruturas que forem danificadas”, destacou.

Na sexta-feira (19), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, visitou algumas das cidades mais atingidas pelas cheias: Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. "Os rios estão subindo e vários bairros estão completamente alagados, com pessoas sofrendo e fora das suas casas, precisando do apoio da Defesa Civil Nacional. Realmente, é uma situação muito caótica. Vamos auxiliar a população e as equipes do Acre a enfrentar essa situação", destacou. 

Na próxima quarta-feira (24) está prevista a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, para acompanhar as ações nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. 

Monitoramento

A previsão é que nos próximos dias, será montada uma Sala de Coordenação para articular a atuação dos órgãos federais na região. As ações serão centradas no apoio aos processos de reconhecimento de situação de emergência e de solicitação de recursos; coordenação de agências federais já em atuação na região; apoio e orientação ao estado e a municípios para coordenação do desastre; e análise de apoio adicional.

Com informações do MDR