Notícias

Transformação digital: portal único gov.br completa um ano

Publicado em 31/07/2020 11h40 Atualizado em 31/07/2020 11h41
Gov Br 1 ano

O gov.br completa um ano, nesta sexta-feira (31), com inovação e facilidades para o cidadão. O portal unificou os canais digitais do Governo Federal e simplificou o acesso aos serviços públicos e informações. A reunião das informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo Federal em um só portal foi definida pelo Decreto 9.756/19 para oferecer ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.

Atualmente, 45 sites do governo já migraram. Cada órgão continua a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão, mas elas ficam abrigadas no portal único. Dos 3.655 serviços no portal, 59% são digitais, ou seja, podem ser feitos sem sair de casa. Os números mostram que aumento no atendimento digital. Em janeiro, eram 4,6 milhões de acessos de diferentes pessoas. Em junho, já eram 12,1 milhões de usuários.

A intenção é que, até o final deste ano, os principais sites do Governo Federal estejam integrados, tornando o gov.br a entrada única para as páginas institucionais da Administração Federal. Com a centralização de cerca de 1,6 mil sites, a economia estimada é de R$ 100 milhões ao ano, com custos de manutenção e desenvolvimento.

Com essa unificação, o cidadão só precisa memorizar apenas um login e uma senha para acessar uma diversidade de serviços públicos pela internet. Com a facilidade do login único, o número de pessoas cadastradas na ferramenta já ultrapassou a marca de 70 milhões de usuários. Isso corresponde a aproximadamente um terço da população brasileira.

Com informações do Gov Br