Notícias
BRASIL/CHINA
Vice-ministro de Educação da China integra fórum na CAPES
- Imagem: Vice-ministro da Educação da China (ao centro) participou do Fórum de Reitores Brasil-China, na CAPES (Júlia Prado - CGCOM/CAPES)
Wang Jiyai recordou que os presidentes das Repúblicas do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da China, Xi Jinping, foram signatários da Declaração de Pequim da IV Reunião Ministerial do Fórum China-Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O encontro dos chefes de Estado ocorreu no dia 13 de maio.
“Os dois presidentes confirmaram nossa parceria em educação e uma declaração conjunta por um mundo mais justo, sustentável e multilateral”, afirmou o vice-ministro. “Conversamos sobre transformação digital, uso de tecnologia, integração entre educação e indústria, ensino de idiomas, entre outros temas de grande importância para as relações Sul-Sul”.
Na mesma linha, o diretor de Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann, lembrou que os Ministérios da Educação do Brasil e da China assinaram, em novembro de 2024, diversos acordos na área de educação. Entre eles, o de se promover o ensino de português na China e de chinês no Brasil. “Uma maior parceria vai demandar uma proficiência maior dos brasileiros em chinês e dos chineses em português”, disse.
O diretor da CAPES mediou debate sobre oportunidades em ensino de idiomas e mobilidade acadêmica. Participaram dele a coordenadora nacional da Rede Andifes IsF (Idiomas sem Fronteiras), Denise de Abreu; o presidente da Beijing Foreing Studies University, Jia Wenjian; o vice-presidente do Conselho Universitário da Universidade de Wuhan, Qu Wenqian; e o presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), José Celso Freire Júnior.
Antecedeu o painel mediado por Oppermann uma discussão sobre desenvolvimento colaborativo entre os setores educacional e produtivo não acadêmico. A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida, mediou o debate.
Participaram dessa mesa a diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Verena Hitner; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Álvaro Prata; o diretor do Conselho e presidente do Departamento de Ambiente de Negócios da Huawei Brasil, Xu Hongbo; e o vice-presidente do Conselho Universitário da Central South University, Jiang Jianxiang.
CAPES e agência chinesa firmam relação
Também no Fórum, o presidente substituto da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, e o vice-presidente e secretário-geral da Associação Chinesa de Educação para o Intercâmbio Internacional (CEAIE), Yang Jun, firmaram um memorando de entendimento. No documento, as agências declaram intenções de cooperar em diversas frentes relacionadas à educação e à ciência, especialmente ações relacionadas a:
- Incentivar a participação ativa em simpósios de educação e pesquisa científica organizados pelos dois países, como o Diálogo de Reitores de Universidades Brasileiras e Chinesas e a Conferência Anual da China para a Educação Internacional.
- Promover a cooperação científica e facilitar a mobilidade acadêmica de jovens pesquisadores entre Brasil e China em áreas chave de interesse comum.
- Facilitar o desenvolvimento de professores, pesquisadores, membros do corpo docente em faculdades e universidades por meio de treinamento.
- Apoiar a participação de jovens estudantes dos dois países em estudos de curta duração, intercâmbio e outros programas no Brasil e na China.
- Proporcionar oportunidades para o aprendizado de português na China e de chinês no Brasil.
- Promover a cooperação na garantia da qualidade da educação internacional entre Brasil e China.
- Promover a cooperação em educação digital entre o Brasil e a China.
Houve, ainda, assinaturas de outros memorandos de entendimento, sem a participação da CAPES. Essas parcerias envolveram diversas instituições de ensino superior brasileiras e chinesas e oficializaram a criação do Centro de Aprendizagem Aberta de São Paulo e de uma parceria para intensificar a formação de engenheiros.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES