Notícias
Programa Ecológico de Longa Duração divulga relação de novos sítios de pesquisa selecionados
Publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 22, o resultado da Chamada 15/2016, que selecionou 30 sítios do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e o British Council/Fundo Newton.
A Chamada teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro aos sítios de Pesquisa Ecológica de Longa Duração em ecossistemas brasileiros, no sentido de garantir a continuidade do PELD, com referência ao conceito de Pesquisa Ecológica de Longa Duração. Foram recebidas 168 propostas, das quais 74 tiveram mérito reconhecido e 30 foram aprovadas para atendimento imediato. Dos 30 sítios aprovados na chamada anterior, 19 foram contemplados com apoio financeiro para um novo período de 4 anos, e 11 novos sítios foram incorporados ao programa. Acesse o resultado.
Benefícios
São previstos financiamento de recursos de custeio, capital e bolsas. A Capes custeará despesas de bolsas de estudo no país de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado para discentes e pesquisadores vinculados aos projetos aprovados. O CNPq financiará recursos de custeio, capital e bolsas de apoio técnico, níveis médio e superior. A FAPs fomentarão os projetos aprovados nos respectivos estados.
Em breve será realizada a seleção de propostas da Chamada Institutional Links PELD Brazil pelo British Council, que irá aportar recursos específicos para projetos de cooperação envolvendo instituições britânicas e sítios PELD no Brasil.
Em 2017, será realizada a primeira reunião de acompanhamento e avaliação dos projetos.
O PELD
O programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração é uma ação que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas. No PELD, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica. O PELD lança chamadas públicas regularmente, com o apoio de instituições parceiras.