Notícias
Coordenadora do Profmat/Ufam destaca número de formados
Na última quinta-feira, 24, na programação do XXXII Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), em Manaus (AM), foi realizada mesa-redonda sobre a integração da pós-graduação com a educação básica, com relatos sobre mestrados profissionais em rede nacional . A coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Flávia Morgana de Oliveira Jacinto, disse que o programa funciona na universidade desde 2011 e já formou 30 professores. “Para se ter uma ideia, no mestrado acadêmico, que funciona desde 2009, ainda não chegamos a cem titulados. A demanda é grande. No último exame, tivemos 267 inscritos para 30 vagas. O Profmat tem sido um sucesso”, informou.
A coordenadora ressaltou a importância do Profmat e citou dados preocupantes identificados por levantamento feito pela própria Ufam. Segundo ela, as disciplinas com maior índice de reprovação na universidade são cálculo 1, cálculo 2 e língua portuguesa. “Isso demonstra que realmente há problema nessas áreas e todas as iniciativas que surgem, inclusive o ProfLetras, são importantes para tentarmos resolver este problema na base.”
Egressos
Flávia Jacinto falou que a coordenação nacional do Profmat está articulando uma avaliação dos egressos. “Mais do que formar e qualificar esses alunos, nós queremos dar ênfase ao trabalho deles. Precisamos saber o que o Profmat está ajudando no dia a dia da escola. Temos que medir o impacto no próprio aluno, ele como professor e aluno, como ele se vê agora, após formado e o que mudou na sua capacidade de ministrar essa disciplina e de que forma isso vai refletir nos índices nacionais de avaliação da educação básica. Os egressos precisam ser bons agentes multiplicadores para mudar esse quadro que é dramático”, afirmou.
Também, segundo a professora, será foco da avaliação as contribuições do Profmat na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). “Queremos fazer um comparativo. A olimpíada antes e depois do Profmat”, concluiu.
Profmat
O Profmat é um curso na modalidade semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O programa visa atender professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. A iniciativa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional. O Profmat já titulou 2.393 professores em todo o Brasil.
Acesse o site do programa http://www.profmat-sbm.org.br/ .
(Fabiana Santos)