Notícias
FORMAÇÃO
CAPES visita instalações de ensino e pesquisa do HFA
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, visitou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, as instalações destinadas ao ensino e à pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. A unidade hospitalar, inaugurada em 1972, possui 16 programas de residência médica e desenvolve estudos científicos em parceria com diversas instituições do País.
Atualmente, o hospital conta com 87 residentes. Além disso, no ano passado, passaram pela unidade 1.122 estagiários de quatro instituições de ensino superior do Distrito Federal. O HFA também integra o Programa de Cooperação Acadêmica da Defesa Nacional (Procad Defesa) da CAPES, com o projeto de implantação de Laboratório Sentinela para Vigilância das Arboviroses do HFA em parceria com a Universidade Federal de Goiás.
Denise Pires de Carvalho foi recebida pelo general General Luiz Gonzaga Viana Filho, comandante Logístico do HFA, e pelos diretores de Saúde, Contra-Almirante Vicente Garcia Ramos, e de Ensino e Pesquisa, Brigadeiro Yoshibumi Kumeta. A dirigente estava acompanhada da assessora Fabiana Nascimento. “Receber a CAPES é um dia histórico para nós. Nessa visita, recebemos orientações e mostramos o nosso trabalho em relação às residências médicas e à parte do ensino e pesquisa”, afirmou o General Viana Filho.
Desde 2013, já foram realizadas no HFA 267 pesquisas e cerca de 2,8 mil pessoas participaram de cursos de capacitação nos últimos três anos. A unidade hospitalar conta com laboratórios de formação técnica dos profissionais da área de saúde, Nanotecnologia, Biologia Molecular e de Cirurgia Experimental de Otorrinolaringologia e Traumatologia.
Durante a visita, a presidente da CAPES incentivou o HFA a criar, em cooperação com outras instituições, um programa de pós-graduação stricto sensu, com o objetivo de ampliar a formação de mestres e doutores na unidade hospitalar. “Esses programas associativos são muito importantes, pois permitem um trabalho em rede como forma de descentralizar a pós-graduação e integrar a produção de conhecimentos, assegurando a qualidade da formação”, reforçou.
A presidente também destacou a criação, pela CAPES, do Programa de Residência em Saúde Integrada à Pós-Graduação (ResidPG), que funciona articulando as instituições de educação superior e os hospitais de ensino. O objetivo é incentivar a produção de conhecimento e a promoção da inovação, associada à formação integrada de profissionais e pesquisadores nos cursos de especialização, mestrado e doutorado, com o desenvolvimento de pesquisas em redes colaborativas, em cooperação nacional e internacional.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES


