Notícias
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAPES integra aula inicial de curso de educação étnico-racial
Tiveram início na segunda-feira, 25 de agosto, as atividades acadêmicas do curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Responsável pela formulação da iniciativa junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), a CAPES/MEC participou da mesa de abertura.
A transmissão ao vivo da aula inaugural foi realizada pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) que coordena a oferta, composta por aproximadamente mil vagas distribuídas em 43 instituições públicas de ensino superior. Com duração de três meses, esse é um dos Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A aula inaugural teve como tema “Pedagogias quilombolas para a construção de uma educação antirracista”. O diretor de Educação a Distância, Antonio Amorim, representou a CAPES/MEC. “A possibilidade de trabalharmos com cursos que, em curto período — neste caso, de três meses —, permitam a formação de professoras e professores e demais profissionais da educação em temáticas relevantes tanto do ponto de vista da organização das escolas, quanto da representação social e cultural e das políticas educacionais, é um privilégio”, disse o gestor.
Também participaram da mesa de abertura a diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secadi/Mec, Clélia Mara dos Santos; o coordenador-geral de Educação Escolar Quilombola da Secadi/MEC, Eduardo Fernandes de Araujo; o reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade; e a pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Shirley Pimentel.
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professoras(es) e gestoras(es) de acordo com os princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola na sociedade brasileira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

