Programas, Projetos e Ações 2020
- Gestão de Dados do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)
- Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN)
- Revisão das fichas de avaliação, anexos, relatórios do seminário de meio termo e dos demais documentos orientadores das 49 áreas de avaliação
- Fusões de programas de pós-graduação stricto sensu
- Reuniões virtuais para as atividades relacionadas à avaliação
- Projetos de cooperação entre instituições (PCI)
- Consolidação do Novo Modelo do Qualis Referência
- Calendário da Avaliação Quadrienal 2021
- Aperfeiçoamentos da Plataforma Sucupira
- Definição da ficha de avaliação de produtos técnico-tecnológicos
- Lançamento do Portal Solidariedade
- Criação e revisão de normas da pós-graduação stricto sensu
- Demandas da Sociedade
- Estudos e Pesquisas
1. Gestão de Dados do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)
Descrição
Análise dos dados disponibilizados na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação stricto sensu, notadamente via Coleta CAPES. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sistema-nacional-de-pos-graduacao-snpg/entrada/entrada-no-snpg-propostas-de-cursos-novos
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Proceder à gestão dos dados informados pelas instituições de ensino superior e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica.
Resultados
O SNPG fechou o ano de 2020 com 4.543 programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento, englobando 5.299 cursos de mestrado e doutorado, em todas as regiões do país.
Conforme dados do Coleta 2019 (referência 06/2020) são 293.380 matriculados e 93.692 titulados.
2. Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN)
Descrição
A análise e a avaliação de novas propostas de cursos formuladas pelas instituições de ensino e pesquisa têm por objetivo identificar e assegurar um padrão mínimo de qualidade dos cursos, necessário ao reconhecimento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e a devida autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sistema-nacional-de-pos-graduacao-snpg/entrada/entrada-no-snpg-propostas-de-cursos-novos
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Concluir o processo de análise e avaliação das propostas recebidas em 2019.
Resultados
Das 664 propostas recebidas em 2019, 336 foram analisadas entre o período de janeiro a outubro de 2020. Dentre as propostas analisada, 175 foram de cursos na modalidade acadêmica e 161 na modalidade profissional. Destas, 77 foram aprovadas pela CAPES (22,92%), sendo 259 não aprovadas (77,08%).
3. Revisão das fichas de avaliação, anexos, relatórios do seminário de meio termo e dos demais documentos orientadores das 49 áreas de avaliação
Descrição
Acompanhamento, análise e revisão das fichas de avaliação, relatório do Seminário de Meio Termo e demais documentos orientadores das áreas de avaliação para a Avaliação Quadrienal. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Análise de 70% dos documentos recebidos
Resultados
Resultado de 142% em relação à meta. Cerca de 150 documentos foram recebidos pela DAV. Todos foram analisados e publicados nas páginas das áreas no site CAPES.
4. Fusões de programas de pós-graduação stricto sensu
Descrição
A fusão (prevista e amparada pela Portaria CAPES nº 256/2018) é o processo pelo qual dois ou mais programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento se unem para a formação de um novo programa ou para integração de alunos, professores, recursos e infraestrutura a um dos programas, extinguindo-se aquele que foi incorporado. A migração é o processo de transferência de um PPG em funcionamento de uma instituição para outra, mantendo, necessariamente, suas características.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Análise de 70% das solicitações recebidas
Resultados
Durante o ano de 2020, foram analisados 42 projetos de fusão entre os PPG, sendo todos finalizados no ano corrente.
5. Reuniões virtuais para as atividades relacionadas à avaliação
Descrição
Foram realizadas reuniões do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), nos meses de março, abril, maio, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2020 e reuniões dos Colégios da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, nos meses de março, setembro, outubro e dezembro para análises e discussões de assuntos afetos à avaliação, quais sejam: (i) análise de APCN, (ii) fichas de avaliação e documentos de área, (iii) análise de periódicos para o Qualis e (iv) discussão de critérios e outros assuntos relacionados à Avaliação Quadrienal 2021.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Sem meta pré-estabelecida.
Resultados
Cerca 70 eventos foram realizados. A maioria deles de maneira remota tendo em vista as restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Temos importantes foram debatidos e várias ações foram levadas a cabo para realização da Avaliação Quadrienal em 2021, sem prejuízo para as atividades da Diretoria e para os Programas de Pós-Graduação que integram o SNPG.
6. Projetos de cooperação entre instituições (PCI)
Descrição
Os Projetos de Cooperação entre Instituições (PCI) abrangem turmas temporárias de mestrado e/ou de doutorado acadêmicos ou profissionais, visando a formação específica de pessoal qualificado para atuação na docência, na pesquisa e no mercado de trabalho, em instituições públicas ou privadas. O tema está previsto e amparado pela Portaria CAPES nº 243/2019.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Análise de 70% das solicitações recebidas.
Resultados
Resultado de 142% em relação à meta. Foram recebidas 70 solicitações e todas foram analisadas.
7. Consolidação do Novo Modelo do Qualis Referência
Descrição
Definição dos critérios e procedimentos do novo modelo do Qualis Periódicos, denominado Qualis Referência, que passa a adotar indicadores bibliométricos como base para cálculo dos estratos de classificação.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Finalização do Novo Modelo do Qualis Referência.
Resultados
Modelo entregue, aguardando publicação.
8. Calendário da Avaliação Quadrienal 2021
Descrição
Definição das atividades que serão realizadas pela Diretoria de Avaliação e pelas comissões de área para a Avaliação Quadrienal (2017-2020), a ser realizada em 2021.https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Publicação do Calendário.
Resultados
Publicação da Portaria nº 177, de 13 de novembro de 2020, que estabelece o Calendário da avaliação quadrienal de 2021.
9. Aperfeiçoamentos da Plataforma Sucupira
Descrição
Adequações necessárias para contemplar a evolução da ferramenta e atender as necessidades da DAV. Destaque para: i) adequações na estrutura de informações; ii) formulário de produção; iii) construção dos modelos de destaque e classificação de produtos; iv) alterações nos campos da proposta do programa para correspondência com a nova Ficha de Avaliação. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Implementação de 70% das adequações planejadas
Resultados
80% da meta foi concluída e as novas ferramentas estão disponíveis na Plataforma Sucupira. As últimas atualizações estão em curso e têm previsão de término até janeiro de 2021. Adicionalmente, foi dada continuidade ao processo de construção colaborativa da Plataforma Sucupira 2, por meio da interação online com Pró-Reitores, Coordenadores de PPG, docentes e membros do corpo administrativo das universidades.
10. Definição da ficha de avaliação de produtos técnico-tecnológicos
Descrição
Trabalho de definição dos campos e critérios para avaliação de produtos técnico-tecnológicos e seus níveis de classificação.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Conclusão e disponibilização da ficha de avaliação de produtos técnico-tecnológicos.
Resultados
A ficha específica foi concluída e disponibilizada para as 49 áreas de avaliação.
11. Lançamento do Portal Solidariedade
Descrição
Marketplace científico a partir do qual membros da comunidade acadêmico-científica podem compartilhar equipamentos, materiais e/ou insumos para a realização de pesquisas.https://solidariedade.unicamp.br/home
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Lançamento do Portal Solidariedade.
Resultados
Pela parceria estabelecida entre a CAPES, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi lançado o Portal Solidariedade.
12. Criação e revisão de normas da pós-graduação stricto sensu
Descrição
Trabalho de revogação, atualização e consolidação das normas relacionadas à Avaliação.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Sem meta pré-estabelecida.
Resultados
Elaboração e atualização dos seguintes normativos:
Portaria CAPES 37/2020 | Regulamenta o art. 8º da Portaria CAPES nº 90, de 24 de abril de 2019, estabelecendo as diretrizes para autorização de funcionamento e para a Avaliação de permanência de Polos de Educação a Distância (polo EaD) para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu |
Portaria CAPES 49/2020 |
Altera o calendário de atividades da de Avaliação para o ano de 2020.
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Portaria CAPES 177/2020 | Estabelece o calendário da CAPES para as atividades do Processo de Avaliação para o ano de 2021. |
Portaria CAPES 55/2020 | Dispõe sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no país da CAPES, no âmbito dos programas e acordos de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País, e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020. |
Portaria CAPES 36/2020 |
Dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da CAPES. |
Portaria CAPES 33/2020 | Detalha os requisitos aplicáveis às propostas de cursos novos submetidas à avaliação da CAPES e previstos no art. 5º, incisos I e VII da Portaria CAPES nº 33, de 12 de fevereiro de 2019. |
Portaria CAPES 70/2020 | Regulamenta o art. 8º da Portaria nº 90, de 24 de abril de 2019, estabelecendo as diretrizes para autorização de funcionamento e para a avaliação de permanência de Polos de Educação a Distância (polo EaD) para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. |
Portaria CAPES 132/2020 | Altera a Portaria Capes nº 214/2017, que dispõe sobre formas associativas de programas de pós-graduação stricto sensu. |
13. Demandas da Sociedade
Descrição
Processo de tratamento e resposta das demandas da sociedade recepcionadas via e-mail, Sistema Fala.Br e Central de Atendimento da CAPES.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
100% da demanda.
Resultados
No período de junho a outubro de 2020, foram respondias, pela Diretoria de Avaliação, 370 demandas, dúvidas, denúncias, e pedido de informação, o que equivale a uma média de 74 demandas por mês.
14. Estudos e Pesquisas
Descrição
Levantamento, estudos e pesquisas realizados para aprimoramento da avaliação da pós-graduação brasileira e evolução do SNPG.
Unidade Responsável
Diretoria de Avaliação
Metas
Sem meta pré-estabelecida. A depender da demanda da Diretoria.
Resultados
Os estudos requeridos em 2020 foram finalizados, a saber: a)Avaliação da Pesquisa em Humanidades – relatório publicado, disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/relatorios-tecnicos-e-grupos-de-trabalho;
b)Os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG): uma discussão sobre a política de C&T nacional e a formação da agenda de pesquisa – relatório no prelo.