Sobre as áreas de avaliação

Publicado em 01/04/2014 21h30 Atualizado em 30/09/2020 11h49

 

Áreas da Avaliação

Com o intuito de facilitar o desenvolvimento das atividades de avaliação, as 49 áreas de avaliação são agregadas, por critério de afinidade, em dois níveis:

• Primeiro nível: Colégios

• Segundo nível: Grandes Áreas.

Veja abaixo como as áreas são distribuídas em 3 Colégios e 9 Grandes Áreas:

COLÉGIO DE CIÊNCIAS DA VIDA
Lista das áreas de avaliação do Colégio de Ciência da vida organizadas por grandes áreas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS   CIÊNCIAS BIOLÓGICAS   CIÊNCIAS DA SAÚDE
Ciência de Alimentos   Biodiversidade   Educação Física
Ciências Agrárias I   Ciências Biológicas I   Enfermagem
Medicina Veterinária   Ciências Biológicas II   Farmácia
Zootecnia / Recursos Pesqueiros   Ciências Biológicas III   Medicina I
        Medicina II
        Medicina III
        Nutrição
        Odontologia
        Saúde Coletiva
 
COLÉGIO DE HUMANIDADES
Lista das áreas de avaliação do COLÉGIO DE HUMANIDADES organizadas por grandes áreas
CIÊNCIAS HUMANAS   CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS   LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Antropologia / Arqueologia   Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo     Artes
Ciência Política e Relações Internacionais   Arquitetura, Urbanismo e Design    Linguística e Literatura
Ciências da Religião e Teologia   Comunicação e Informação     
Educação   Direito    
Filosofia   Economia    
Geografia   Planejamento Urbano e Regional / Demografia     
História   Serviço Social     
Psicologia        
Sociologia        
    
COLÉGIO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR
Lista das áreas de avaliação do COLÉGIO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR organizadas por grandes áreas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA   ENGENHARIAS   MULTIDISCIPLINAR
Astronomia / Física   Engenharias I   Biotecnologia
Ciência da Computação   Engenharias II   Ciências Ambientais
Geociências   Engenharias III   Ensino
Matemática / Probabilidade e Estatística   Engenharias IV   Interdisciplinar
Química       Materiais
 

Coordenadores de área

Os coordenadores de área são consultores designados para, em um período de três anos, coordenar, planejar e executar as atividades das respectivas áreas junto à CAPES, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Estes consultores são acadêmicos com reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação. Dezoito dos 24 membros do CTC-ES são coordenadores de área indicados por seus pares (seis por Colégio: (1) Humanidades, (2) Ciências da Vida e (3) Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar), para deliberar em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

Processo de indicação e escolha:

Os Coordenadores de Área são escolhidos com base em listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior. Estas listas são definidas a partir da relação de nomes advindos de ampla consulta feita aos cursos ou programas de pós-graduação e às associações e sociedades científicas e de pós-graduação. Para saber mais sobre as atribuições dos Coordenadores de Área e normas correspondentes à sua indicação e designação, veja a Portaria CAPES nº 141, de 14 de setembro de 2016.

Cada área de avaliação possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de Mestrado Profissional (MP), sendo essa última função recentemente instituída por meio da Resolução nº 003, de 3 de outubro de 2012, aprovada pelo Conselho Superior da CAPES. A designação de consultores para exercerem este cargo se deve ao crescimento acentuado do MP no SNPG, sendo necessário, portanto, o acompanhamento diferenciado no que se refere à elaboração de comissões específicas para avaliação de propostas de cursos novos e também dos programas já em andamento. Além disso, no caso de áreas em que esta modalidade ainda é incipiente, as atribuições do coordenador adjunto de MP podem estar relacionadas a ações indutoras na criação de cursos.