Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Portal Gov.br Ministério da Educação
Acesso rápido
  • Acesso rápido
  • Órgãos do Governo
  • Acesso à Informação
  • Legislação
  • Acessibilidade
  • Redefinir Cookies
  • Mudar para o modo de alto contraste
Abrir menu principal de navegação
CAPES
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
      • Resultados 2023
      • Resultados 2022
      • Resultados 2021
      • Resultados anteriores
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Avaliação
    • Bolsas e Estudantes
    • Educação a Distância
    • Formação de Professores da Educação Básica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Estatuto da CAPES
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Conselho Superior
      • Conselho Técnico-Científico da Educação Superior
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Planejamento Estratégico
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Legislação aplicável
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Comissão de Ética
    • Agenda de Autoridades
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Carta de Serviços ao Usuário
    • Auditorias
      • Universo de Auditoria da CAPES
      • Paint/Raint
      • Relatórios de Auditoria
      • Relatórios de Gestão e Auditorias Anuais de Contas
      • Monitoramento das Recomendações e Determinações
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Documentos/Legislação
      • Cursos Indicados
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
    • Convênios e Transferências
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
    • Servidores
      • Servidores
      • Concurso Público CAPES 2012/2013
      • Servidores em Trabalho remoto/presencial
      • Quantitativo de Estagiários
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Formulários de pedido de acesso à informação e reclamação
      • Chamadas públicas
      • Relatórios Anuais do Serviço de Informação ao Cidadão
      • Sobre a Lei de Acesso à Informação
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • Outros assuntos da CAPES
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo Digital
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Programa de Gestão e Desempenho da CAPES
      • Legislação
      • Tabela de atividades
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Publicações
      • Publicações
      • Revista CAPES em Foco
      • InfoCAPES
      • Edição temática da Revista Brasileira de Pós-Graduação
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
  • Centrais de Atendimento
    • Fale Conosco - CAPES
    • Comunicação
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Galeria de Aplicativos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termos de Uso
      • Sobre o gov.br
    • Acesse sua conta gov.br
    • Órgãos do Governo
    • Temas em Destaque
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Ações e Programas Avaliação Sobre a Avaliação Áreas Sobre as áreas de avaliação Sobre as áreas de avaliação
Info

Sobre as áreas de avaliação

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 01/04/2014 21h30 Atualizado em 27/12/2022 13h27
  • Áreas da Avaliação

  • Coordenadores de área

 

Áreas da Avaliação

Com o intuito de facilitar o desenvolvimento das atividades de avaliação, as 49 áreas de avaliação são agregadas, por critério de afinidade, em dois níveis:

• Primeiro nível: Colégios

• Segundo nível: Grandes Áreas.

Veja abaixo como as áreas são distribuídas em 3 Colégios e 9 Grandes Áreas:

COLÉGIO DE CIÊNCIAS DA VIDA
Lista das áreas de avaliação do Colégio de Ciência da vida organizadas por grandes áreas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS   CIÊNCIAS BIOLÓGICAS   CIÊNCIAS DA SAÚDE
Ciência de Alimentos   Biodiversidade   Educação Física
Ciências Agrárias I   Ciências Biológicas I   Enfermagem
Medicina Veterinária   Ciências Biológicas II   Farmácia
Zootecnia / Recursos Pesqueiros   Ciências Biológicas III   Medicina I
        Medicina II
        Medicina III
        Nutrição
        Odontologia
        Saúde Coletiva
 
COLÉGIO DE HUMANIDADES
Lista das áreas de avaliação do COLÉGIO DE HUMANIDADES organizadas por grandes áreas
CIÊNCIAS HUMANAS   CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS   LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Antropologia / Arqueologia   Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo     Artes
Ciência Política e Relações Internacionais   Arquitetura, Urbanismo e Design    Linguística e Literatura
Ciências da Religião e Teologia   Comunicação e Informação     
Educação   Direito    
Filosofia   Economia    
Geografia   Planejamento Urbano e Regional / Demografia     
História   Serviço Social     
Psicologia        
Sociologia        
    
COLÉGIO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR
Lista das áreas de avaliação do COLÉGIO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR organizadas por grandes áreas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA   ENGENHARIAS   MULTIDISCIPLINAR
Astronomia / Física   Engenharias I   Biotecnologia
Ciência da Computação   Engenharias II   Ciências Ambientais
Geociências   Engenharias III   Ensino
Matemática / Probabilidade e Estatística   Engenharias IV   Interdisciplinar
Química       Materiais
 

Coordenadores de área

Os coordenadores de área são consultores designados para, em um período de três anos, coordenar, planejar e executar as atividades das respectivas áreas junto à CAPES, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Estes consultores são acadêmicos com reconhecida experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação. Dezoito dos 24 membros do CTC-ES são coordenadores de área indicados por seus pares (seis por Colégio: (1) Humanidades, (2) Ciências da Vida e (3) Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar), para deliberar em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

Processo de indicação e escolha:

Os Coordenadores de Área são escolhidos com base em listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior. Estas listas são definidas a partir da relação de nomes advindos de ampla consulta feita aos cursos ou programas de pós-graduação e às associações e sociedades científicas e de pós-graduação. Para saber mais sobre as atribuições dos Coordenadores de Área e normas correspondentes à sua indicação e designação, veja a Portaria CAPES nº 141, de 14 de setembro de 2016.

Cada área de avaliação possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de Mestrado Profissional (MP), sendo essa última função recentemente instituída por meio da Resolução nº 003, de 3 de outubro de 2012, aprovada pelo Conselho Superior da CAPES. A designação de consultores para exercerem este cargo se deve ao crescimento acentuado do MP no SNPG, sendo necessário, portanto, o acompanhamento diferenciado no que se refere à elaboração de comissões específicas para avaliação de propostas de cursos novos e também dos programas já em andamento. Além disso, no caso de áreas em que esta modalidade ainda é incipiente, as atribuições do coordenador adjunto de MP podem estar relacionadas a ações indutoras na criação de cursos.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
      • Resultados 2023
      • Resultados 2022
      • Resultados 2021
      • Resultados anteriores
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Avaliação
    • Bolsas e Estudantes
    • Educação a Distância
    • Formação de Professores da Educação Básica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Estatuto da CAPES
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Conselho Superior
      • Conselho Técnico-Científico da Educação Superior
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Planejamento Estratégico
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Legislação aplicável
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Comissão de Ética
    • Agenda de Autoridades
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Carta de Serviços ao Usuário
    • Auditorias
      • Universo de Auditoria da CAPES
      • Paint/Raint
      • Relatórios de Auditoria
      • Relatórios de Gestão e Auditorias Anuais de Contas
      • Monitoramento das Recomendações e Determinações
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Documentos/Legislação
      • Cursos Indicados
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
    • Convênios e Transferências
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
    • Servidores
      • Servidores
      • Concurso Público CAPES 2012/2013
      • Servidores em Trabalho remoto/presencial
      • Quantitativo de Estagiários
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Formulários de pedido de acesso à informação e reclamação
      • Chamadas públicas
      • Relatórios Anuais do Serviço de Informação ao Cidadão
      • Sobre a Lei de Acesso à Informação
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • Outros assuntos da CAPES
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo Digital
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Programa de Gestão e Desempenho da CAPES
      • Legislação
      • Tabela de atividades
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Publicações
      • Publicações
      • Revista CAPES em Foco
      • InfoCAPES
      • Edição temática da Revista Brasileira de Pós-Graduação
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
  • Centrais de Atendimento
    • Fale Conosco - CAPES
    • Comunicação
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página