Carta de Serviços ao Usuário

Carta de Serviços ao Usuário

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), ao publicar esta Carta dirigida aos cidadãos, informa que tem como papel fundamental resguardar a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros, assim como a formação de professores da educação básica, ao tempo em que direciona suas atividades à qualificação de pessoal no Brasil e no exterior. Desse modo, a CAPES atua nas seguintes linhas de ação:

- avaliação da pós-graduação stricto sensu;
- acesso e divulgação da produção científica;
- investimentos na formação de recursos de alto nível no País e no exterior;
- promoção da cooperação científica internacional;
- indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

A gestão orçamentária e financeira da CAPES é feita de forma a satisfazer os anseios de seu público-alvo, com a adoção de todo o rigor previsto na legislação em suas prestações de contas. Esse público é representado em larga medida por discentes, docentes, pesquisadores, instituições de ensino superior e centros de pesquisa.

Internamente os servidores e colaboradores da fundação são estimulados de forma contínua a se capacitarem para melhor atender a todos.

Para atender seus usuários internos e externos, a CAPES oferece tecnologia de excelência, disponibilizamos, dados e serviços digitais, com atuação na transparência e na segurança da informação. A equipe de Tecnologia da Informação trabalha constantemente para proporcionar às áreas fins, soluções inovadoras e apoio no desempenho de suas missões, como pode ser visto no Plano de Dados Abertos da CAPES, e no apresentado no Sistema de Disseminação de Informações.

Perguntas Frequentes.

Serviços Oferecidos:

  1. Obter autorização para a abertura de novos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil (APCN)
  2. Obter apoio financeiro para a realização de eventos científicos e tecnológicos no país (PAEP)
  3. Obter Bolsa de Pós-Graduação no País
  4. Obter bolsa de pesquisa no exterior
  5. Obter Bolsa de Pós-Graduação no Exterior
  6. Obter Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
  7. Obter bolsa do Programa de Residência Pedagógica (RP CAPES)
  8. Participar de cursos de licenciatura, na modalidade presencial, para atuação na educação básica (PARFOR)
  9. Participar de cursos de licenciatura e especialização lato sensu, na modalidade a distância, no programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  10. Participar de cursos de mestrado profissional para atuação na educação básica (ProEB)

Ao acessar as janelas abaixo, o usuário poderá conhecer mais sobre a CAPES:

Canais de Atendimento ao Cidadão

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Endereço:
Setor Bancário Norte (SBN), Quadra 2, Bloco L, Lote 06, Edifício CAPES, Brasília, DF – CEP: 70.040-031.

Central de Atendimento:
0800 616161 - opção 7 - para assuntos da CAPES (segunda a sexta-feira das 8h às 20h), ou envio de e-mail para o Fale Conosco (faleconosco@capes.gov.br)

Conheça mais sobre os programas da CAPES

Para conhecer mais sobre os programas e projetos da CAPES, acesse aqui.