Notícias
INSTITUCIONAL
Diretor-Geral da ANTT representa o Brasil em debate internacional sobre o futuro da regulação em Lisboa
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
O Brasil chega ao centro das discussões globais sobre regulação com a participação de destaque da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no II Fórum Futuro da Regulação, realizado de 26 a 28 de novembro, na Academia de Ciências de Lisboa. O Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, é um dos principais nomes do encontro e conduz, ao lado de autoridades europeias e brasileiras, o debate sobre um dos temas mais sensíveis, importantes e estratégicos da atualidade: a autonomia e o futuro das agências reguladoras.
Com sólida experiência no setor de transportes, Guilherme Theo Sampaio leva à Europa uma visão prática e qualificada sobre os desafios que envolvem segurança jurídica, governança, investimentos e modernização do transporte terrestre no Brasil. Sua presença reforça o papel protagonista da ANTT no cenário internacional e demonstra o protagonismo que a Agência tem assumido na contribuição de políticas públicas mais eficientes, transparentes e conectadas às demandas da sociedade.
Nesta sexta-feira (28/11), o Diretor-Geral participou do painel “Autonomia das Agências Reguladoras: O Futuro da Independência Regulatória”, ao lado de representantes da ANAC, ANA, ERSE, AMT e da Universidade de Salamanca, ampliando o diálogo entre Brasil e Europa sobre modelos regulatórios modernos e capazes de responder às rápidas transformações tecnológicas e econômicas. A discussão é decisiva para temas que afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos, como mobilidade, logística, serviços digitais, infraestrutura e proteção do usuário.
O evento, promovido pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), reúne especialistas de diversos países para debater tendências, desafios e soluções regulatórias em áreas essenciais da economia. Embora reúna autoridades de grande relevância — como ministros do STF, STJ, TCU e representantes de setores estratégicos —, a participação da ANTT se destaca pela contribuição técnica e pelo compromisso institucional com uma regulação moderna, estável e voltada ao interesse público. O fórum também destaca a missão do FIBE, associação dedicada a aproximar Brasil e Europa por meio de debates, estudos e iniciativas que impulsionam desenvolvimento cultural, econômico e social.
Os debates refletem um mundo em transformação, no qual regular serviços financeiros digitais, comunicações, logística e concessões públicas exige visão de futuro e alinhamento internacional. A ideia é trocar experiências e sair com soluções práticas para reorganizar o setor diante das necessidades e demandas atuais. Para o Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a presença da Agência em uma agenda internacional tão relevante reafirma a liderança no aprimoramento da regulação do transporte terrestre brasileiro e fortalece sua presença no diálogo internacional.
"Isso coloca o Brasil em posição estratégica nas discussões que irão moldar o futuro da regulação — e, sobretudo, impulsionar melhorias que chegam diretamente ao usuário, com serviços mais seguros, eficientes, sustentáveis de todos os pontos de vista e acessíveis, com foco sempre no usuário", disse.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias