Notícias
INFRAESTRUTURA
Começa a duplicação da BR-277, entre Palmeira e Irati, fortalecendo o principal corredor logístico do Paraná
Fotos: Divulgação / Comunicação ANTT
O Paraná deu, nesta terça-feira (16/12), mais um passo decisivo para o futuro da sua infraestrutura rodoviária. Começaram oficialmente as obras de duplicação da BR-277 nos trechos de Palmeira e Irati, uma intervenção histórica que vai transformar a mobilidade, salvar vidas e impulsionar a economia regional. A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades locais, representantes da concessionária e do Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, que ressaltou a importância simbólica e prática do momento.
Em sua fala, ao destacar o significado do início das obras, ele enfatizou a retomada da confiança nos investimentos em infraestrutura no estado. “Mais do que a ordem de serviço para o início dessa duplicação, nós temos aqui o começo de uma nova era para a BR-277”, afirmou, ao lembrar que a Agência tem acompanhado de perto cada etapa do processo para garantir segurança, eficiência e resultados concretos para a população.
Considerada a principal artéria logística do Paraná, a BR-277 conecta o interior produtivo do estado ao litoral e ao Porto de Paranaguá, um dos mais relevantes da América Latina. É por ela que circulam diariamente cargas essenciais, trabalhadores, estudantes e famílias. De acordo com o Diretor-Geral, é um corredor estratégico não apenas para o estado, mas para o país e para o Mercosul como um todo, com mais confiança, segurança e desenvolvimento. “Tem um estado em que não podemos errar e esse estado é o Paraná. Aqui conseguimos alinhar a técnica, que é o papel da Agência, com a boa política, independentemente de posições ideológicas”, destacou.
Sob responsabilidade da concessionária Via Araucária, as obras contemplam 27,5 quilômetros de novas pistas duplicadas, além da implantação de vias marginais, retornos operacionais, interseções em desnível e obras de arte especiais. Na prática, o projeto reduz pontos críticos de conflito, organiza o tráfego e aumenta a previsibilidade para motoristas e transportadores. Para Guilherme Theo Sampaio, o modelo adotado representa um avanço em relação às concessões anteriores. “Conseguimos implementar o melhor modelo possível para a população paranaense, com mais investimentos e uma média de redução de 34% nas tarifas e de 24% nos acidentes”, ressaltou.
O investimento faz parte de um pacote robusto de modernização da BR-277, com aporte inicial estimado em aproximadamente R$ 15,1 bilhões, abrangendo outros trechos estratégicos entre Foz do Iguaçu e os Campos Gerais. De acordo com Guilherme Theo Sampaio, o conjunto de concessões rodoviárias em andamento no país demonstra a dimensão do impacto gerado. “Estamos falando de seis lotes concedidos no estado, mais de três mil quilômetros concedidos, mais de R$ 100 bilhões em investimentos e cerca de 660 mil empregos gerados”, pontuou.
Para além da infraestrutura, o impacto é humano e social. A duplicação atende a uma demanda histórica da população local, especialmente em um trecho marcado por alto fluxo e recorrentes registros de acidentes. O Diretor-Geral explicou ainda que segurança viária é um dos pilares centrais do projeto. “Esses números representam vidas preservadas, mais tranquilidade para quem trafega e mais qualidade de vida para milhares de famílias”, afirmou.
O início das obras também impulsiona o desenvolvimento regional. Municípios como Palmeira e Irati passam a ocupar posição ainda mais estratégica no mapa logístico do estado, atraindo investimentos e ampliando oportunidades de emprego e renda. Na avaliação de Guilherme Theo Sampaio, os benefícios vão além do período de obras. “Vai ser obra em todo lugar, isso é passageiro. Os benefícios, a solução, a produtividade e o desenvolvimento serão eternos”, destacou.
A ANTT, como agência reguladora, acompanha de forma permanente todas as etapas do empreendimento, garantindo segurança jurídica, equilíbrio contratual, transparência e foco no interesse público. Durante o evento, o Diretor-Geral reforçou o compromisso da Agência com a fiscalização contínua. “A ANTT será parceira, vigilante e constante para que todos os investimentos aconteçam e entreguem exatamente aquilo que a população espera”, afirmou, ressaltando ainda que a concessionária tem cumprido o contrato e antecipado entregas.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias