Notícias
INTERNACIONAL
Brasil participa da primeira plenária da Associação dos Reguladores da Mobilidade e dos Transportes dos Países de Língua Oficial Portuguesa (ARMT)
Fotos: Divulgação / Comunicação AMT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta sexta-feira (31/10), da primeira plenária da Associação dos Reguladores da Mobilidade e dos Transportes dos Países de Língua Oficial Portuguesa (ARMT). O encontro, realizado na sede da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) de Portugal, em Lisboa, marcou a consolidação da nova Associação, voltada à cooperação técnica e institucional entre os países lusófonos.
A criação da ARMT é resultado de acordo assinado em 2024, e reúne oito entidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. O Brasil é representado na Associação pela ANTT e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Da ANTT, compuseram a delegação brasileira o diretor-geral Guilherme Theo Sampaio, o diretor Felipe Queiroz e a servidora Michelle Vieira, da Assessoria Especial de Relações Institucionais, Internacionais e de Comunicação (AESRIC). Da ANTAQ, participaram o diretor Caio César Farias Leôncio e a assessora de relações internacionais, Cyrce Queiroz.
Durante a plenária, foram aprovados o Regulamento Interno e o Plano de Atividades da ARMT para 2026, que definem as bases da atuação conjunta dos membros. Também foi formalizada a posse da presidente da AMT de Portugal, Ana Paula Vitorino, à frente da Associação. Pelo sistema de presidência rotativa, que segue a ordem alfabética dos países membros, Angola assumirá a presidência em 2027, seguida pelo Brasil.
A Direção da Associação, órgão executivo de caráter rotativo anual, será composta por dirigentes da AMT de Portugal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres de Angola e da ANTT do Brasil.
Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a participação na ARMT reforça o papel estratégico da Agência no cenário internacional. “A ARMT representa uma ponte de cooperação técnica e científica entre países que compartilham não apenas a língua, mas desafios semelhantes em mobilidade, logística e sustentabilidade. É uma oportunidade de aprender em conjunto e fortalecer as políticas públicas, aproximar os povos e gerar benefícios diretos à sociedade”, destacou.
A Associação tem entre seus objetivos estimular o desenvolvimento e harmonização das políticas e regulamentações, fomentar a capacitação e o intercâmbio de conhecimentos, e promover ações de cooperação e parcerias com entidades congêneres e organismos multilaterais.
A plenária foi antecedida, na quinta-feira (30/10), por um evento paralelo do Task Force Descarbonização Azul, organizado pelo Pacto Global da ONU. A presença das agências reguladoras lusófonas no evento evidenciou o alinhamento dessas entidades com a agenda internacional de descarbonização e transição energética, temas centrais para o futuro dos transportes.
Com sua instalação, a ARMT inaugura um novo capítulo de cooperação entre os países de língua portuguesa. "Trata-se de uma iniciativa que transcende fronteiras, aproxima instituições, e promove regulação moderna, mobilidade inteligente e desenvolvimento sustentável, princípios que também orientam a atuação da ANTT", concluiu Sampaio.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias
