Notícias
ESG
ANTT marca presença no CNN Talks + iNFRA: COP30
Foto: Rebeca Takechi / Comunicação ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi representada pelo diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, no evento CNN Talks + iNFRA: COP30 | Resiliência Climática – Regulação e Financiamento. Realizado na Casa ParlaMento, em Brasília, o encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes da iniciativa privada para debater os impactos das mudanças climáticas sobre o setor de infraestrutura nos próximos anos.
Dividido em três painéis, o evento teve como eixo central a seguinte questão: como os diferentes setores da infraestrutura podem se preparar para eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes?
O primeiro painel, intitulado “Transformação Climática: a Nova Ordem do Setor Energético”, reuniu especialistas do setor energético para discutir os desafios e oportunidades diante do novo cenário climático.
No segundo painel, “Brasil: Infraestrutura em Risco – Resiliência ou Colapso?”, participaram o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio; a diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Flávia Takafashi; o CEO da Motiva, Miguel Setas; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O grupo discutiu os principais riscos enfrentados pelo setor de transportes e a importância de políticas públicas voltadas à resiliência.
Guilherme Theo Sampaio chamou atenção para medidas que tem sido tomadas na ANTT para proporcionar uma infraestrutura resiliente: “Temos trabalhado com infraestrutura de qualidade. Por si só, essa infraestrutura permite melhor prevenção e menor emissão de gases-estufa. Temos também buscado um processo de monitoramento, com um comitê climático de acompanhamento constante, com participação das concessionárias e do Ministério dos Transportes, que nos permite antever eventuais ocorrências, agindo de forma proativa e preditiva”.
Confira a entrevista concedida pelo diretor-geral da ANTT ao CNN Talks Entrevista durante o evento:
Outra medida apontada pelo diretor-geral foi a diretriz de reservar 1% da receita bruta das concessões rodoviárias para a manutenção da infraestrutura resiliente, mitigando possíveis riscos. “1% pode parecer pouco, mas é muito representativo no universo de concessões que temos. Isso vai permitir direcionar os esforços de forma muito mais efetiva” completou.
Na sequência, a diretora executiva de Sustentabilidade do Bradesco, Silvana Rosa Machado, apresentou alternativas para viabilizar economicamente a transição nos setores de infraestrutura, transportes e energia.
O terceiro e último painel, “Financiamento Climático: Quem Paga o Futuro?”, abordou os caminhos possíveis para o custeio das transformações necessárias, seguido por uma apresentação do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco.
O CNN Talks + iNFRA: COP30 foi moderado por Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time, e por Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil em Brasília. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal CNN Brasil Money. Assista:
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias