Notícias
ESG
ANTT inaugura Espaço Acolher para promover bem-estar, inclusão e combate ao assédio no ambiente de trabalho
Foto: Rebeca Takechi/Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inaugurou, na última quarta-feira (13/8), o Espaço Acolher, ambiente dedicado ao acolhimento, à escuta ativa, à amamentação e ao suporte psicossocial, como parte essencial da promoção da saúde, da qualidade de vida e da inclusão no trabalho para todos os servidores e colaboradores.
A iniciativa surgiu no âmbito do projeto-piloto Rede de Acolhimento, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da ANTT, ligado à Superintendência de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação (SUSPI). O projeto foi inspirado em boas práticas identificadas a partir de um diagnóstico interno e pesquisas, que evidenciaram a necessidade de criar espaços físicos humanizados para o cuidado integral no ambiente organizacional. A proposta também atendeu a um desejo antigo do diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, de oferecer um local para o acolhimento de crianças na Agência.
O Espaço Acolher está alinhado ao Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão (PDE&I), especialmente ao eixo de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, que prevê a implantação de uma sala de apoio à amamentação como ação estratégica.
Ambientes planejados para diferentes necessidades
O espaço reúne um conjunto de ambientes, cada um com uma função específica:
• Sala de Apoio à Amamentação – destinada a mães lactantes, equipada com mobiliário adequado, climatização, pia para higienização, insumos de apoio e refrigerador para armazenamento seguro do leite materno.
• Sala de Acolhimento e Sensorial – ambiente reservado e silencioso para escuta ativa, apoio emocional e situações de sobrecarga ou crise sensorial, com iluminação indireta e controle acústico.
• Espaço Kids – local lúdico para crianças acompanhadas por responsáveis, com brinquedos educativos e mobiliário seguro, fruto de doações de servidores e colaboradores.
• Sala de Espera – para acompanhantes e pessoas em atendimento.
Trabalho coletivo
O projeto foi conduzido pela SUSPI, com participação de diversas áreas como a Gerência de Gestão Estratégica de Pessoas (GESPE), Gerência de Logística (GELOG), Assessoria Especial de Relações Institucionais, Internacionais e de Comunicação (AESRIC) e outros setores. A execução contou com o apoio de servidores e colaboradores que contribuíram com tempo, expertise e doações, demonstrando o caráter coletivo da iniciativa.
Inauguração
Durante a cerimônia, o diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, destacou a importância de ações voltadas à qualidade de vida no trabalho: “Iniciamos aqui na sede, mas queremos dar continuidade para chegar até as unidades regionais e termos orgulho de ser ANTT! Não existe distinção entre área final e área transversal, nem entre servidor e colaborador. Todos aqui são muito importantes”, afirmou.
A gerente de Sustentabilidade, Priscila Pereira, ressaltou que o espaço é resultado de uma convergência entre inovação, integridade, inclusão e cuidado institucional: “Entregamos hoje um conjunto de ambientes que traduzem, na prática, nossos valores institucionais, oferecendo suporte e cuidado em diferentes momentos e para diferentes necessidades.”
A chefe de gabinete substituta da Diretoria-Geral, Débora Duarte, lembrou que a iniciativa está alinhada ao Programa de Prevenção aos Assédios e Discriminações da Agência: “É um espaço totalmente humanizado para recepcionar pessoas vítimas de assédio e discriminação. É um serviço inovador e necessário para a ANTT.”
A superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação (SUSPI), Cynthia Ruas, mesmo em período de licença maternidade, fez questão de comparecer à inauguração, acompanhada do filho. Na ocasião, a superintendente e seu filho tiveram a oportunidade de estrear a sala de amamentação. “Obrigada a todos pelo trabalho que vocês tiveram. Acho incrível. E foi muito rápido! Quando me falaram da ideia, já estava sendo montado, já estava sendo pintado, já estavam pedindo doações e isso demonstra o espírito colaborativo e de inovação” afirmou.
Já a superintendente interina da SUSPI, Claude Ribeiro, agradeceu o empenho coletivo: “É um ambiente pensado com muito carinho para oferecer bem-estar, respeito, prevenção e combate ao assédio e à discriminação. Um lugar seguro, confortável e inclusivo.”
Com o Espaço Acolher, a ANTT reafirma seu compromisso em criar um ambiente de trabalho mais saudável, empático e livre de discriminação, fortalecendo a confiança e a dignidade no serviço público.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias