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Pedágio da Transbrasiliana não teve variação

Tarifa teve reajuste de 1,38%
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Publicado em 18/11/2019 12h09
Agência Nacional de Transportes Terrestres

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 13/11, a Deliberação nº 989 (de 12/11/2019), resultado da 11ª Revisão Ordinária, da 11ª Revisão Extraordinária e do Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio, da rodovia Transbrasiliana Concessionária de Rodovia S/A.

A tarifa reajustada diminuiu de 1,38%, antes do critério de arredondamento, passando de R$ 5,22275 para R$ 5,15044. Após o critério de arredondamento, a tarifa não variou, permanecendo R$ 5,20 nas praças de pedágio P1, em Onda Verde/SP; P2, em José Bonifácio/SP; P3, em Lins/SP; e P4, em Marília/SP.

Os novos valores entraram em vigor a partir da zero hora do dia 14/11/2019.

Alterações tarifárias:

A ANTT, por força de lei, realiza, anualmente, o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio.

As alterações de tarifa são calculadas a partir da combinação de três itens previstos em contrato:

Reajuste: tem por intuito a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.

Revisão: visa recompor o equilíbrio econômico-financeiro celebrado no contrato de concessão.

Nas revisões ordinárias, são feitas as compensações, na tarifa de pedágio, por descumprimentos de cláusulas contratuais, caso existam. Neste caso, pode haver, inclusive, decréscimo na tarifa básica, caso a fiscalização da ANTT verifique que a concessionária deixou de cumprir alguma obrigação prevista para aquele ano. Assim como o reajuste, a revisão ordinária acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.

As revisões extraordinárias podem ocorrer a qualquer tempo e abrigam os fatores de desequilíbrios derivados da inclusão de novas obrigações não previstas inicialmente no contrato, ou da postergação de obras previstas, a exemplo de inclusão de novas obras.

Arredondamento tarifário: tem por finalidade facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas da categoria 1 de veículos devem ser múltiplas de R$ 0,10. Os efeitos econômicos do arredondamento são sempre compensados no processo de revisão subsequente. Ou seja, se neste ano a tarifa foi arredondada para cima, no próximo ano, será reequilibrada para baixo.

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      • Gabinete do Diretor-Geral - GAB
      • Assessoria Especial de Relações Institucionais, Internacionais e de Comunicação - AESRIC
    • Diretoria Colegiada
      • Ouvidoria - OUVID
      • Auditoria Interna - AUDIT
      • Corregedoria - COREG
      • Procuradoria Federal junto à ANTT – PF/ANTT
      • Secretaria-Executiva da Comissão de Ética da ANTT - SECET
    • Superintendências
      • Superintendência de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação - SUSPI
      • Superintendência de Governança, Gestão da Estratégia e Informações - SUESP
      • Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros - SUPAS
      • Superintendência de Concessão da Infraestrutura - SUCON
      • Superintendência de Transporte Ferroviário - SUFER
      • Superintendência de Infraestrutura Rodoviária - SUROD
      • Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros - SUFIS
      • Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas - SUROC
      • Superintendência de Tecnologia da Informação - SUTEC
      • Superintendência de Gestão Administrativa - SUDEG
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