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ANTT autoriza reativação de trecho da Rede Ferroviária para promover exportações de celulose

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quarta-fei
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Publicado em 10/07/2002 11h34

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quarta-feira, a Concessionária MRS Logística S.A a utilizar um trecho desativado da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para atender o maior complexo industrial da Votorantim Celulose e Papel que está expandindo sua fábrica de celulose em Jacareí, no estado de São Paulo.

O trecho que será reativado fica entre as cidades de Guararema/Mogi das Cruzes, mais precisamente entre os quilômetros 421 e 448,3, e vai permitir o transporte da produção de celulose de fibra curta de eucalipto, de Jacareí ao Porto de Santos, que hoje é realizado por caminhão. Segundo o diretor de Logística Integrada da Votorantim, Nelson Zanella, a nova unidade iniciará a produção no início de 2003.

A Votorantim está investindo US$ 550 milhões na nova unidade que vai produzir 600 mil toneladas de celulose/ano, gerando cinco mil empregos diretos e indiretos. "Com essa autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres para reativar o trecho da Rede Ferroviária será possível incrementar as exportações brasileiras de celulose", explicou Nelson Zanella.

As exportações brasileiras de celulose branqueada de fibra curta somaram US$ 3,1 milhões em 2001. Com a expansão da fábrica de celulose da Votorantim e da Aracruz, o Brasil se tornou líder de exportação nesse segmento.

Investimentos – Com a autorização da ANTT a MRS Logística terá que promover investimentos da ordem de R$ 20 milhões na infra-estrutura da ferrovia, além da compra de vagões, para fazer o transporte de carga que hoje está praticamente voltado para exportação, de acordo com informações do presidente da MRS Logística S.A, Júlio Fontana Neto.

Com esse empreendimento entre a MRS Logística e o grupo Votorantim, a ANTT busca cumprir o seu papel que é o de harmonizar os interesses dos usuários com os das empresas concessionárias e de entidades delegadas, preservando o interesse público. "Com esse empreendimento serão acrescentados cerca de 1milhão de toneladas no tráfego ferroviário por ano, aumentando a capacidade de transporte de carga no País, disse José Alexandre Resende.

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