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BALANÇO MGI
Observatório de Pessoal e pesquisa Vozes do Serviço Público transformam a Gestão de Pessoas na administração pública federal
Este ano, um dos focos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na política de Gestão de Pessoas foi a modernização de sistemas e bases informacionais como estratégia de qualificação do setor. Nesse contexto se inseriu o fortalecimento do Observatório de Pessoal, no tema da produção e uso de informações sobre a gestão de pessoas na administração pública, e a conclusão da primeira edição da pesquisa Vozes do Serviço Público.
Infraestrutura de Dados a Serviço da Inteligência Pública
O Portal do Observatório de Pessoal reúne bases como o Painel Estatístico de Pessoal (PEP), que contém informações sobre o pessoal civil do Poder Executivo Federal, e a Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos. O Observatório também agrega dados sobre cargos vagos e vacâncias, que ajudam a compreender a dinâmica da força de trabalho.
Em 2025, destacou-se a criação de um “data lake”, um repositório central de grandes volumes de dados em formato original para uso futuro. Além de fortalecer a governança e a confiabilidade dos dados, o “data lake” amplia as possibilidades de uso de inteligência artificial e de análises avançadas. Isso permite identificar tendências, apoiar decisões estratégicas e aprimorar políticas públicas voltadas à gestão de pessoas.
O ambiente estimula uma cultura de gestão baseada em evidências em diferentes áreas do governo. "Ao apostar na transformação digital e na tomada de decisão baseada em evidências, o MGI consolida o Observatório de Pessoal como uma das principais plataformas de inteligência do Estado brasileiro", assinala Mirian Bittencourt, diretora de Governança e Inteligência de Dados da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Escuta ativa como instrumento de gestão
A pesquisa Vozes do Serviço Público Federal: Evidências para a Gestão de Pessoas é uma ação inovadora de escuta ativa, realizada em parceria entre o MGI e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é compreender as condições de trabalho, o bem-estar e as percepções sobre as carreiras na administração pública federal. Em 2025, foram apresentados os resultados do primeiro levantamento e, em 3 de dezembro, foi aberta a coleta de dados da próxima edição, que segue disponível para participação até 28 de fevereiro de 2026.
A primeira edição foi realizada entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 e seus resultados apresentados em outubro durante o 2o Seminário de People Analytics no Setor Público. Cerca de 55 mil servidores e servidoras federais ativos de 200 órgãos contribuíram, aproximadamente 10% do total, por meio do SouGov.
"Ao ampliar os canais de diálogo e incluir a opinião dos servidores na formulação de políticas, o MGI reforça o compromisso com uma administração pública mais participativa, sensível às necessidades internas e comprometida com o desenvolvimento humano e profissional", ressalta Mirian Bittencourt, diretora de Governança e Inteligência de Dados da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Os resultados chamaram a atenção para alto nível de engajamento dos servidores. Mais de 90% afirmaram considerar importante que seu trabalho contribua para o interesse coletivo. Cerca de 77% disseram se identificar com a missão do órgão em que atuam.
Sobre a progressão nas carreiras, 78% apontaram a avaliação de desempenho como fator determinante para promoções, enquanto 75% destacaram a experiência profissional e a formação educacional. Apenas 20% dos respondentes associaram a progressão a conexões políticas, o que reforça a relevância de políticas de valorização técnica e adoção de critérios objetivos de ascensão na carreira.
Transformação da Gestão de Pessoas
A análise das informações coletadas pela Pesquisa Vozes do Serviço Público em conjunto com os dados disponíveis no Observatório de Pessoal fornece subsídios concretos ao desenvolvimento de políticas públicas de gestão mais direcionadas. Isso contribui para decisões relacionadas à satisfação no trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oportunidades de capacitação, relações com chefias e pares, saúde e bem-estar.
Além disso, essa sinergia de projetos e da gestão da informação fortalece um dos eixos da Transformação do Estado para uma administração pública mais eficiente, transparente e orientada a resultados. A Gestão de Pessoas baseada em evidências e no engajamento de quem efetivamente faz o serviço público funcionar é fundamental para entrega de melhores serviços à sociedade.