Notícias
BALANÇO DO MGI 2025
Movimentações de agentes públicos fortalece a gestão de pessoas com intercâmbio de talentos entre os órgãos
A quantidade de novas movimentações de agentes públicos cresceu 34,2% em 2025 em comparação com o ano anterior. Foram registradas 8.341 movimentações neste ano e 6.211 movimentações em 2024. Esses dados consideram tantos as movimentações ativas quanto as encerradas, que já tiveram o retorno do servidor ou empregado para sua instituição de origem. Eles podem ser analisados em detalhes, com diversos recortes, no Painel de Movimentação de Pessoal, lançado no primeiro semestre de 2025 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para dar transparência às informações e subsidiar decisões estratégicas sobre o tema.
“A movimentação de pessoal é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, que permite a adequação da força de trabalho na administração pública, com intercâmbio de talentos entre os órgãos. Além disso, possibilita que os servidores sejam alocados em atividades mais compatíveis com cada perfil, proporcionando aumento da motivação e redução da rotatividade de profissionais”, destaca a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Ferreira.
As 8.341 movimentações em 2025 envolveram 246 órgãos e entidades de origem desses profissionais e 267 órgãos e entidades de destino, incluindo outros poderes, esferas, entes e empresas públicas.
Os agentes públicos movimentados neste ano têm uma idade média de 45 anos, com predomínio do sexo feminino (51,5%) e nível superior de escolaridade (70,8%). Os órgãos que mais cederam profissionais foram o MGI (3.362), o Ministério da Saíde (908) e a Advocacia-Geral da União (632). Já os órgãos que mais receberam trabalhadores foram o Ministério da Saúde (818), Presidência da República (558) e Ministério da Fazenda (507). Entre as movimentações ativas em 2025, 66,7% foram para cargos de nível superior.
No painel, também é possível consultar a quantidade acumulada de movimentações ativas, incluindo as que tiveram início em anos anteriores. Atualmente são 47.201 servidores ou empregados movimentados, demonstrando o dinamismo desta ferramenta para potencializar e adequar o quadro de pessoal, frente aos diferentes contextos e agendas da Administração Pública Federal.
Os dados do painel são extraídos, prioritariamente, do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e passam por uma série de tratamentos para reduzir inconsistências.
Outras ações
A movimentação, enquanto política estratégica de gestão de pessoas, tem como objetivo adequar os quadros já existentes na Administração Pública Federal, alinhando as necessidades institucionais dos órgãos com as competências, aspirações e trajetórias profissionais dos servidores. Essa política orienta-se pelos resultados obtidos a partir do dimensionamento da força de trabalho (DFT) de cada órgão e entidade, favorecendo o uso eficiente da força de trabalho e a valorização das pessoas.
O ano de 2025 foi marcado por uma série de avanços relacionados ao tema, como a publicação da Portaria Conjunta MGI/MM nº 88/2025 entre MGI e Ministério das Mulheres, que dispõe sobre o direito de remoção, redistribuição e de movimentação de mulheres, e de homens que estejam em relação homoafetiva, em situação de violência doméstica e familiar.
Em novembro, o MGI e Grupo Banco Mundial lançaram cinco editais do processo seletivo do Global Fellowship Program, iniciativa do Banco Mundial que promove intercâmbios para servidores públicos de países-membros, com foco no compartilhamento de conhecimentos técnicos e boas práticas de desenvolvimento. Foram apresentadas oportunidades em cinco países: Áustria, Costa do Marfim, Guatemala, Turquia e Ucrânia. Duas vagas são para especialistas em energia, duas vagas são para especialistas em transformação digital e uma vaga é para operações em infraestrutura. As inscrições se encerraram no dia 8 de dezembro com um total de 315 interessados, distribuídos da seguinte forma:
-
Oficial de Operações em Infraestrutura (Guatemala): 37 interessados
-
Especialista em Transformação Digital (Ucrânia): 68 interessados
-
Especialista em Transformação Digital (Costa do Marfim): 28 interessados
-
Especialista em Energia (Turquia): 53 interessados
-
Especialista em Energia (Áustria): 129 interessados
A Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI também apresentou o Projeto Recruta.gov no Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC) e na Semana de Inovação 2025, da ENAP. O projeto Recruta.gov é uma metodologia inteligente de classificação, análise e disponibilização de perfis de agentes públicos, com o objetivo de encontrar de forma rápida e precisa profissionais qualificados para atuação em situações de emergência, calamidades públicas ou projetos específicos, a exemplo do intercâmbio da força de trabalho com o Banco Mundial. Ele está sendo desenvolvido com base em dados oficiais do banco de dados do portal Currículos e Oportunidades, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O Recruta.gov representa uma iniciativa inovadora no campo da gestão de pessoas e de resposta do Estado em diferentes contextos. Ele permitirá a otimização da identificação e alocação de talentos, diminuindo o tempo de busca por perfis específicos dentro do quadro de servidores do governo federal, saindo de uma lógica de processo seletivo passivo, que disponibiliza uma vaga e aguarda as inscrições do candidato, para um modelo ativo, com mapeamento contínuo e pronta resposta.
Por fim, outro destaque do ano foi a conclusão do Grupo de Trabalho dos Anistiados, referente à Lei nº 8.878, de 11 de maio de 1994, que concedeu anistia a servidores e empregados públicos exonerados, despedidos, demitidos ou dispensados no período compreendido entre 16 de março de 1990 e 30 de setembro de 1992. O Grupo de Trabalho foi concluído com a proposição de medidas em quatro eixos:
-
(Re)posicionamento e progressão funcional;
-
Medidas relacionadas à ausência de previsão legal para aposentadoria compulsória;
-
Movimentação e retorno de empregados com mudança de localidade;
-
Procedimentos de perícia médica e prevenção ao assédio.