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Palestrantes

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PALESTRANTES

Mesa redonda: “CPNU: avaliação, aprendizagens e o futuro”

2 de junho de 2025 – 10h30 às 12h00 


José Célso Cardoso Jr.
José Celso Cardoso Júnior
     

Moderador: José Celso Cardoso Júnior – Secretário de Gestão de Pessoas do MGI

Formado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento, ambos pelo IE/Unicamp. Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde realiza pesquisas aplicadas, assessoramento governamental e capacitação de servidores em temas do Estado, Instituições, Planejamento e Democracia, além de Trabalho e Proteção Social no Brasil. Além de já ter assumido cargos de direção e assessoramento superior em vários órgãos da Administração Pública Federal, foi presidente da Afipea-Sindical (Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea) entre 2019 e 2023, tendo também participado, em 2022, da equipe de transição do governo Lula e ajudado a redigir o relatório final da transição. Em 2023, assumiu o cargo de Assessor Especial do Gabinete no MGI. 


Diretor Carlos Henrique_IPEA
Carlos Henrique Leite Corseuil
     

Palestrante: Carlos Henrique Leite Corseuil – Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (1995), mestrado em M.Sc. in Economics – London School Of Economics (1997) e doutorado em economia – University College of London (2008). É técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada desde 1998, onde já ocupou os cargos de diretor e de diretor adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. Atualmente é coordenador da área de trabalho e desenvolvimento rural dessa diretoria. e também integra o quadro de professores permanentes do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas do IPEA. Sua produção técnica é centrada na análise do mercado de trabalho brasileiro abarcando amplo escopo que vai desde interpretações de fenômenos conjunturais até avaliações de políticas de emprego e renda.


PEDRO MASSON
Pedro Masson
     

Palestrante: Pedro Masson – Coordenador-Geral de Ciência de Dados da Diretoria de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) 

Coordenador-Geral de Ciência de Dados na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), trabalha na área desde 2018. Coordena um time de servidores e bolsistas para desenvolver projetos de gestão, análise e visualização de dados para a Administração Pública Federal.


HELITON RIBEIRO
Heliton Ribeiro Tavares
     

Palestrante: Heliton Ribeiro Tavares – Professor da Universidade do Pará

Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado na University of Florida (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem e Análise de Dados Educacional, atuando principalmente em Teoria da Resposta ao Item (TRI), voltada para Avaliação Educacional. Foi Coordenador-Geral de Instrumentos e Medidas, Diretor de Avaliação da Educação Básica, Avaliador de Cursos e de Instituição da Educação Superior, atualmente participando da Comissão de Assessoramento em Estatística/Psicometria do INEP, atuando na aprimoramentos do ENEM, SAEB e ENADE. Compõe o Comitê Consultivo de Especialistas para Aperfeiçoamento dos Processos de Avaliação da Educação Básica do MEC. É Coordenador do Laboratório de Avaliação e Medidas (LAM/UFPA).


Mesa redonda: “Concursos pelo Mundo”

2 de junho de 2025 – 14h00 às 15h15 


l
Maria Aparecida Chagas Ferreira
     

Moderadora: Maria Aparecida Chagas Ferreira – Diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal – SGP/MGI 

Maria Aparecida Chagas Ferreira é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Doutora em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, exerce o cargo de Diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou em diferentes órgãos federais, com destaque para sua contribuição em gestão de políticas públicas, gestão de pessoas e ações afirmativas. 

Fernando_Brancoli
Fernando Luz Brancoli
     

Palestrante: Fernando Luz Brancoli – Professor Adjunto de Segurança Internacional e de Geopolítica do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID-UFRJ) 

Professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) e do Instituto Coppead de Administração, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona Análise de Risco Político e Relações Internacionais. Atua como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), conduzindo pesquisas sobre experiências internacionais em sistemas de concursos públicos. Foi bolsista da Cátedra ENAP sobre Experiências de Administração Pública Não-Ocidental, com foco em capacidades estatais e inovação na governança. Sua produção acadêmica articula risco político, segurança global e reformas administrativas, com ênfase nos contextos do Sul Global. É coorganizador do livro "The Tropical Silk Road: the future of China in South America" (Stanford University Press, 2022).   

FERNANDO COELHO
Fernando de Souza Coelho
     

Palestrante: Fernando de Souza Coelho – Professor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Professor de Administração Pública da EACH-USP. Doutor e Mestre em Administração Pública pela EAESP-FGV. Coordenador do Laboratório de Gestão Governamental (LabGov) da USP e integrante do Movimento Pessoas à Frente.   


Mesa redonda: “Logística de grandes concursos: tendências, desafios e soluções” 

2 de junho de 2025 – 15h15 às 16h30 


PEDRO ASSUMPÇÃO
Pedro Assumpção Alves
     

Moderador: Pedro Assumpção Alves – Coordenador-Geral do CPNU – SGP/ MGI

Experiência Profissional como Assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas; Chefe de Gabinete da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Vice-Presidente de Promoção e Atenção à Saúde na Fiocruz, trabalhando com a temática de Saúde em Comunidades Tradicionais, Agenda 2030 e dos ODS em uma perspectiva territorial; Coordenação de Relações Interinstitucionais da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pelo desenvolvimento de relações bilaterais com instituições internacionais; Coordenação de Capacitação de Altos Executivos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pelo desenho da Programa de Capacitação para a burocracia de médio e alto escalão da administração pública; e Coordenação de Projetos Especiais da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), atuando no desenvolvimento e implementação de soluções em políticas públicas a partir de abordagens pedagógicas. (2012-2015). Foi um dos criadores do Programa de Mestrado da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

RETAMAL
Alexandre Retamal Barbosa
     

Palestrante: Alexandre Retamal Barbosa – Diretor de Logística do Concurso Público Nacional Unificado 

Formado em jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Desde agosto de 2005 é servidor público, ocupando o cargo de Técnico em Comunicação Social no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesses 18 anos já ocupou diversos cargos de direção no Executivo Federal: foi coordenador de comunicação no Ministério de Minas e Energia e, por três vezes, Assessor Especial de ministros no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, na Secretaria de Comunicação da Presidência da República e na Casa Civil da Presidência da República. Foi também Diretor Geral da Imprensa Nacional e coordenador de Comunicação Social do Inep. Ocupou ainda, de 2021 a 2022, a presidência da Associação de Servidores do Inep. Em 2023, foi convidado a participar da equipe que criou o Concurso Público Nacional Unificado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde, de setembro a dezembro daquele ano atuou como consultor. A partir de janeiro de 2024 foi cedido ao MGI, ocupando inicialmente o cargo de Gerente de Projetos e, na sequência, o cargo de Diretor de Programa no CPNU, ligado ao gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI. Atualmente, atua na realização da segunda edição do CPNU, que será aplicada em 2025.

RICARDO MAGALHÃES
Ricardo Magalhães Dias Cardozo
     

Palestrante: Ricardo Magalhães Dias Cardozo – Diretor de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) 

Atualmente é Diretor de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professor efetivo da área de Didática e Fundamentos da Educação no IFNMG desde 2009. Especialista em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa pela Unimontes. Especialista em Administração Pública pelo IFNMG. Licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros. Ocupou o cargo de Diretor de Gestão e Planejamento do Inep de abril de 2023 a fevereiro de 2025. Foi reitor substituto do IFNMG de dezembro de 2020 a março de 2023. Foi Pró-Reitor de Ensino do IFNMG, de novembro de 2016 a março de 2023. Foi membro da coordenação do Fórum de Dirigentes de Ensino - FDE/Conif, de 2018 a 2023, sendo o seu coordenador de fevereiro de 2020 a março de 2023. Foi Coordenador Geral de Ensino Médio, na Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, de julho de 2015 a julho de 2016. Foi Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG, de março de 2014 a julho de 2015. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino médio, currículos, educação profissional, avaliação, planejamento estratégico e gestão participativa.


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Cilair Rodrigues de Abreu
     

Palestrante: Cilair Rodrigues de Abreu – Secretário de Serviços Compartilhados do MGI

É Doutor em Administração Pública (UnB), Formado em História (UFRJ) e Economia (UFRRJ). Desde 2000 é Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento e Orçamento. Foi Secretário Adjunto de Orçamento Federal (SOF), Chefe da Assessoria de Orçamento da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Diretor de Planejamento e Gestão do Ministério do Planejamento, Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Diretor de Temas de Infraestrutura do Ministério do Planejamento.


Mesa redonda: “Judicialização em processos seletivos” 

2 de junho de 2025 – 16h30 às 18h00 


KAROLINE BUSSATO
Karoline Busatto
     

Moderadora: Karoline Busatto – Consultora Jurídica do MGI

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é Advogada da União desde 2006. Em sua trajetória, ocupou os cargos de Subprocuradora-Regional da União na 4ª Região, Subprocuradora-Geral da União e, atualmente, atua como Consultora Jurídica junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na área acadêmica, possui especialização em Direito Processual Civil, Direito Público e Direito do Estado. É mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

ANDRE SADDY
André Saddy
     

Palestrante: André Saddy – Professor da Faculdade de Direito e do Mestrado em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutor pela University of Oxford. Doutor em Direito Administrativo pela Universidad Complutense de Madrid. Mestre em Administração Pública pela Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Regulação Pública e Concorrência pela Universidade de Coimbra. Professor de direito administrativo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Sócio-fundador do escritório Saddy Advogados.

CRISTIANE AGU
Cristiane Souza Fernandes Curto
     

Palestrante: Cristiane Souza Fernandes Curto – Procuradora Nacional da União de Políticas Públicas – AGU 

Advogada da União desde 2005. No âmbito da AGU, no período de 2010 e 2015, ocupou os cargos de coordenadora regional de patrimônio, concurso público e atuação internacional, coordenadora geral jurídica, coordenadora geral de atuação estratégica substituta e coordenadora regional de serviço público, todos na Procuradoria Regional da União da Primeira Região. De 2016 a 2018 ocupou o cargo de coordenadora geral de direito econômico social e infraestrutura do Departamento de Serviço Público da Procuradoria Geral da União. Atualmente ocupa o cargo de Procuradora Nacional da União de Políticas Públicas.


Mesa redonda: “Reserva de vagas em concurso público para negros – os desafios dos procedimentos de confirmação da autodeclaração”  

3 de junho de 2025 – 09h00 às 10h30 


Anna_Venturini_Wanezza_Soares
Anna Carolina Venturini
     

Moderadora: Anna Carolina Venturini – Diretora de Programa da Secretaria-Executiva do MGI

Diretora de Programa na Secretaria Executiva do MGI. Foi Diretora de Políticas de Ações Afirmativas no Ministério da Igualdade Racial em 2023. Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Mestre e bacharel em direito pela USP. Pesquisa e trabalha com ações afirmativas há 14 anos. Criadora do Observatório de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (obaap), sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard e na Sciences Po. Autora do livro “Ação afirmativa na pós-graduação: os desafios da expansão de uma política de inclusão”. 

Roberta ÂNGELO
Roberta Eugênio
     

Palestrante: Roberta Eugênio – Secretária-Executiva do Ministério da Igualdade Racial 

Roberta Eugênio é a Secretária-Executiva do Ministério da Igualdade Racial do Brasil. Advogada formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela possui ampla experiência nas áreas de direitos humanos, relações raciais, políticas públicas, gênero e enfrentamento à violência política. Antes de integrar o Ministério da Igualdade Racial, Roberta atuou como assessora parlamentar e advogada em organizações do terceiro setor, como o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDH) e a Redes da Maré. Também foi co-diretora do Instituto Alziras e integrou o conselho político da organização Mulheres Negras Decidem. Além disso, contribuiu como colunista na seção "Olhares Negros" do portal Congresso em Foco. No âmbito internacional, Roberta representou o Brasil em eventos significativos, como o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU.

ADILSON PEREIRA
Adilson Pereira dos Santos
     

Palestrante: Adilson Pereira dos Santos – Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) 

Doutor em Educação (UFMG). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), especialista em Avaliação a Distância (UnB), especialista em Psicopedagogia (UEMG) e graduado em Pedagogia (UFMG). Atualmente é pedagogo da Universidade Federal de Ouro Preto, onde é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação e coordenador do Observatório das Políticas de Ação Afirmativa da Região Sudeste, na UFOP. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), membro do Conselhos Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial Ouro Preto. É pesquisador dos seguintes temas: processos educacionais de inclusão/exclusão, as políticas para o ensino superior, a avaliação institucional, as ações afirmativas e a educação para/das as relações étnico-raciais.


RODRIGO EDNILSON
Rodrigo Ednilson de Jesus
     

Palestrante: Rodrigo Ednilson de Jesus – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais 

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG e Coordenador geral da Educação para as relações étnico-raciais da SECADI-MEC. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG. Além de compor a coordenação das bancas de heteroidentificação na UFMG desde 2019, tem atuado na formação de membros de bancas em diversas universidades, órgãos governamentais e órgãos do sistema de justiça brasileiros. É autor do livro "Quem quer/pode ser negro no Brasil", e co-autor do livro "A raça que os olhos veem", além de diversos artigos na temática de políticas de ações afirmativas e procedimentos de heteroidentificação.


Ingrid Sampaio.jfif
Ingrid Sampaio
     

Palestrante: Ingrid Sampaio – Especialista em Análise Política e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília

Formada em Relações Internacionais e especialista em Análise Política e Políticas Públicas pela UnB. Possui dez anos de experiência na área de Relações Governamentais e atualmente é Coordenadora de Advocacy do Instituto de Referência Negra Peregum, espaço de encontro para os movimentos negros em Brasília, dando suporte ao monitoramento e elaboração de estratégias do Instituto nos Três Poderes.


Mesa redonda: “Ações afirmativas em concursos públicos para pessoas com deficiência e indígenas 

3 de junho de 2025 – 10h30 às 12h00 


DANIELA SALOMÃO
Daniela Salomão Gorayeb
     

Moderadora: Daniela Salomão Gorayeb – Assessora de Participação Social e Diversidade do MGI 

É graduada, mestra e doutora em Teoria Econômica no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora e pesquisadora em Economia nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Economia e Gênero na FACAMP (NPEGen-FACAMP) e no Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da UNICAMP. Possui mais de 20 anos de experiência na docência e em pesquisa, com particular especialização em análise setorial e nos estudos em economia do trabalho e economia e gênero. Em 2017, Daniela participou da fundação do NPEGen-FACAMP, no âmbito do qual elaborou vários boletins sobre a condição das mulheres no mercado de trabalho, com ênfase à perspectiva racial. Ela trabalhou como consultora em estudos de análise de competitividade setorial para associações patronais, organizações internacionais e do governo brasileiro, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Centro de Gestão e de Estudos Estratégicos (CGEE), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi também Economista-Sênior na Unidade de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD). Daniela é participante da Rede Brasileira de Economistas Feministas (REBEF). Atualmente, é Chefa da Assessoria Especial de Participação Social e de Diversidade no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

ANNA PAULA F
Anna Paula Feminella
     

Palestrante: Anna Paula Feminella – Secretária Nacional dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 

Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Possui graduação em Educação Física (1994) e é especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Também é especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2012). Foi professora da rede de ensino de Florianópolis de 1996 a 2003. Também atuou como assessora da Secretaria-Executiva da Secretaria de Governo da Presidência da República e representou a Secretaria de Governo da Presidência da República no Grupo Interministerial de Avaliação e Monitoramento do Plano Viver Sem Limite. Tem experiência nas áreas de Educação, Inclusão das Pessoas com Deficiência e Gestão Pública. Atuou também na coordenação do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Presidência da República de 2014 a 2016 e no Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap, órgão pelo qual é servidora efetiva desde 2010. Foi pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz e coordenadora regional do projeto de Atenção Primária em Saúde sobre Deficiência e participou do projeto independente de educação inclusiva para prevenção à violência Eu Me Protejo, em 2020. Na área sindical, atuou no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Florianópolis, no SINDSEP-DF e na CUT-DF.

 

POLLIANA FUNAI
Polliana Figueirôa Liebich
     

Palestrante: Polliana Figueirôa Liebich – Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas daFundação Nacional dos Povos Indígenas(FUNAI)  

Trabalha na área de Gestão de Pessoas desde 2003, e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas, no cargo efetivo de Especialista em Indigenismo, desde 2010, ocupando cargos/funções na área de Gestão de Pessoas. MBA em Gestão de Pessoas.


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Simone Ramos
     

Palestrante: Simone Ramos – Representante da República.org

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduada em Gestão e Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na República.org, coordena o pilar de Desenvolvimento de Pessoas e Instituições, com foco na formação e capacitação de servidores públicos. Atua em parceria com organizações de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, como a Hertie School, Columbia University e Fundação João Pinheiro (FJP). Também contribui com as ações do Movimento Pessoas à Frente, voltadas ao fortalecimento da gestão de pessoas no setor público.


Mesa redonda: “Avaliação de competências: o hoje e o futuro”  

3 de junho de 2025 – 14h00 às 15h00



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Moderador: Frederico de Morais Andrade Coutinho - Diretor de Programas da SETE/MGI

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Administração pela Universidade de Brasília. Atualmente é integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) atuando como Diretor no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Tem dezenove anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, políticas públicas, gestão de pessoas, direitos humanos, migrações e parcerias com o terceiro setor.

Anderson Pereira dos Santos.jpeg
Anderson Pereira dos Santos
     

Palestrante: Anderson Pereira dos Santos – Coordenador de Recrutamento e Seleção da Polícia Federal 

Pós-doutorando do Programa de Pós-Doutorado da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2025). Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (2021). Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília – UnB (2015). Mestre em Dirección de Personas y Gestión del Talento de la Seguridad pela Universidad Carlos III de Madrid - UC3M (2023). Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP (2012) e Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2003).

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Palestrante: Felipe Drumond 

Graduado em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro e mestrando em Administração Pública pelo IDP. Foi servidor da carreira de Especialista em Política Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Governo do Estado de Minas Gerais. Atua como gerente sênior na Consultoria EloGroup, tendo também já trabalhado como consultor para o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e República.org.

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Palestrante: Pedro Guerra Loins

Diretor del Servicio Civil de Chile y Presidente del Consejo de Alta Dirección Pública. 



Mesa redonda: “Provas on-line: caminhos para regulamentação” 

3 de junho de 2025 – 15h00 às 16h00 


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Queila Candida Ferreira Morais
     

Moderadora: Queila Candida Ferreira Morais – Coordenadora-Geral de Concursos e Provimento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

É Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília (UnB), possui Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). É servidora pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, atua na área de gestão de pessoas na administração pública federal desde 2010, tendo atuado em diversas temáticas, como gestão do desempenho, gestão por competências e desenvolvimento e legislação de pessoal. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora-Geral de Concursos e Provimento de Pessoal da Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.

Emílio José Montero Arruda Filho
Emílio José Montero Arruda Filho
     

Palestrante: Emílio José Montero Arruda Filho – Diretor-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) 

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università degli Studi di Bergamo (Itália) e pós-doutor pela FGV-EAESP. É professor e pesquisador com trajetória consolidada em Marketing, Inovação Tecnológica e Telecomunicações, com foco em comportamento do consumidor e tendências de mercado. Atuou como visitante na University of Rhode Island (EUA) com o grupo RITIM. Engenheiro e mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA, é professor do PPAD/UNAMA desde 2009, tendo coordenado o programa e atuado como Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade. Foi coordenador associado do PROCAD (FGV/UNAMA/UNIR/UECE) e editor associado de diversas revistas nacionais e internacionais. Atua como revisor em periódicos de prestígio como Journal of Product Innovation Management, Journal of Business Research e Journal of Consumer Marketing. Participa ativamente da ANPAD, como coordenador da Divisão de Marketing (2021–2022), Diretor Científico Pró-Tempore (2023) e Diretor Presidente (2024–2026). É consultor Ad-hoc da CAPES desde 2012, com atuação em avaliações de cursos, eventos, livros e projetos, e bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) desde 2016. 


Vinh Du Nguyen.jfif
Vinh Du Nguyen
     

Palestrante: Vinh Du Nguyen – Diretor Geral do Personnel Psychology Centre do Canadá

Iniciou sua carreira no serviço público na Comissão de Serviço Público (PSC) do Canadá, onde liderou o desenvolvimento de ferramentas de avaliação utilizadas para seleção, prestou consultoria especializada sobre abordagens de avaliação inclusivas e contribuiu para a renovação do serviço público por meio de iniciativas de recrutamento e extensão. Posteriormente, ingressou no Departamento de Desenvolvimento Econômico do Canadá para as Regiões de Quebec como Diretor Geral de Recursos Humanos, antes de retornar ao PSC em sua função atual como Diretor Geral do Centro de Psicologia de Pessoal. Possui mestrado em Psicologia Industrial e Organizacional pela Universidade de Montreal.


Lançamento do livro “A Saga do CPNU: Inovação em Serviços Públicos e Transformação do Estado para a Cidadania”

3 de junho de 2025 – 16h00 

Rosicleide Ramos Alves
Rosicleide Ramos Alves
     

Moderadora: Rosicleide Ramos Alves – Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou no serviço público federal, com início na carreira de contadora e, posteriormente, como Auditora Federal de Finanças e Controle na Controladoria Geral da União (CGU). É coautora e coorganizadora do livro A Saga do CPNU: Inovação em Serviços Públicos e Transformação do Estado para a Cidadania. 

JOSE CELSO SECRETÁRIO SGP
José Celso Cardoso Júnior
     

Palestrante: José Celso Cardoso Júnior – Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) 

Formado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento, ambos pelo IE/Unicamp. Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde realiza pesquisas aplicadas, assessoramento governamental e capacitação de servidores em temas do Estado, Instituições, Planejamento e Democracia, além de Trabalho e Proteção Social no Brasil. Além de já ter assumido cargos de direção e assessoramento superior em vários órgãos da Administração Pública Federal, foi presidente da Afipea-Sindical (Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea) entre 2019 e 2023, tendo também participado, em 2022, da equipe de transição do governo Lula e ajudado a redigir o relatório final da transição. Em 2023, assumiu o cargo de Assessor Especial do Gabinete no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 


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Janira Tripodi Borja
     

Palestrante: Janira Tripodi Borja – Diretora de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Diretora de Programa da Secretaria Executiva no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Responsável por temas de gestão de pessoas, como concursos, embarque de servidores e relações de trabalho. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Especialista em Relações Internacionais e graduada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Mediadora e facilitadora de conversas. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2011 com experiência na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, tendo atuado na articulação e coordenação de diversas políticas prioritárias de governo. Foi uma das criadoras e coordenadoras da Operação Acolhida, de assistência a imigrantes e refugiados venezuelanos, maior força tarefa humanitária já realizada no Brasil. Atuou como Coordenadora Geral na Secretaria de Políticas sobre Drogas e como assessora na Coordenação geral do Comitê Nacional para Refugiados.


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Francisco Gaetani
     

Palestrante: Francisco Gaetani – Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Doutor em Administração Pública pelo Departamento de Governo da London School of Economics and Political Science (LSE), Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo ocupado, entre outros, os cargo de responsável pela área de governança e de coordenador-geral das ações do PNUD no Brasil. Na Administração Pública Federal desempenhou cargos de Secretário-executivo, Secretário-Executivo Adjunto e Secretário Nacional de Gestão do Ministério do Planejamento. Foi também SecretárioExecutivo no Ministério do Meio Ambiente. Presidiu a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Teve passagens pelos Conselhos de Administração do Banco do Brasil, BNDES, FINEP, EPE, Eletronorte e Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Atualmente, atua como Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).


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