Notícias
NOTA À IMPRENSA
Vistoria em Unidades Odontológicas Móveis (UOMs)
O Ministério da Saúde, diante de um incidente envolvendo uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), solicitou à empresa responsável apuração do ocorrido e vistoria de todos os 113 veículos que compõem o mesmo lote de fabricação. Essas unidades estão em funcionamento em 15 estados e, a partir do dia 16 de dezembro, receberão uma visita técnica e, se necessário, terão peças trocadas.
O incidente, sem vítimas, ocorreu em uma rodovia no interior de São Paulo, onde o reboque que acondiciona e transporta o gerador de energia da UOM se desprendeu do veículo. Após determinação do Ministério da Saúde, a empresa identificou como causa uma desconformidade na montagem do “braço de acoplamento do reboque”.
As visitas técnicas e possível substituição de peças para correção serão totalmente custeadas pela empresa responsável, sem ônus à pasta ou às prefeituras envolvidas. Todas as UOMs podem continuar atendendo com uso da rede convencional de energia. Está suspenso, temporariamente, o uso do reboque, ou seja, do gerador.
De forma preventiva, foi solicitado que a empresa realize também vistorias nas peças das outras 287 unidades entregues em 2025 para garantir que todas estejam em perfeitas condições de uso e durabilidade, priorizando a integridade das ações de saúde bucal realizadas pelos municípios.
A empresa foi notificada e todas as medidas administrativas previstas serão adotadas. O Ministério da Saúde reafirma o seu compromisso com a qualidade, a segurança e continuidade das entregas das unidades móveis, que fortalecem os cuidados primários e especializados em saúde bucal nos territórios.
A retomada da entrega das UOMs, após mais de uma década desde a última entrega federal, representa um avanço na ampliação do acesso e no fortalecimento da política pública de saúde bucal no país. A população conta, pelo SUS, com 400 novas unidades entregues em 2025 e outras 400 estão previstas para 2026.
Ministério da Saúde