Notícias
Guillain Barré
Surto da síndrome de Guillain Barré e a vacina contra Covid-19: mito ou verdade?
- Foto: Myke Sena /MS
O Ministério da Saúde alerta para noticias falsas sobre o assunto. Casos raros de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação com vacinas contra a Covid-19 têm sido relatados.
O que podemos afirmar até o momento é que a Anvisa recebeu notificações de casos suspeitos de SGB após a imunização com as vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, Janssen e Coronavac. A Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação
com todas as vacinas Covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos. O Ministério da Saúde destaca que as pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, como visão dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade em engolir, falar ou mastigar, problemas de coordenação e instabilidade, dificuldade em encaminhar, sensações de formigamento nas mãos e pés, fraqueza nos membros, tórax ou rosto, problemas com o controle da bexiga e função intestina.
Desinformações esclarecidas! Mas ainda tem muita notícia falsa circulando por aí
Para além das iniciativas que o Ministério da Saúde lidera, você também pode atuar como agente de combate à desinformação. Aprenda a checar conteúdos duvidosos, informe seus círculos de convivência sobre os perigos das notícias falsas, notifique as instituições responsáveis por coibir e esclarecer informações suspeitas que você identifica, denuncie casos de calúnia e difamação às autoridades competentes e, na dúvida, nunca repasse aquela mensagem estranha. Saiba mais sobre como você pode fazer a diferença!