Notícias
EDITAL
Prorrogadas as inscrições para mapear experiências exitosas em proteção social às pessoas com tuberculose
O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para inscrições da Chamada pública para mapeamento de experiências exitosas em proteção social voltadas às pessoas com tuberculose. Agora, interessados têm até o dia 12 de dezembro para enviar iniciativas que fortaleçam a articulação entre saúde e assistência social, promovam direitos e enfrentem o estigma da doença.
A iniciativa faz parte do Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar. Podem participar secretarias de saúde, coordenações estaduais e municipais de tuberculose, serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), secretarias de assistência social, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas. As experiências selecionadas serão apresentadas em evento virtual e publicadas pelo Ministério da Saúde.
As iniciativas devem estar alinhadas às diretrizes do Programa Brasil Saudável, à Instrução Operacional Conjunta nº 01/2019 (IOC) e ao Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, podendo envolver ações de segurança alimentar, apoio socioeconômico, transporte, habitação, enfrentamento do estigma, inovação, pesquisa e articulação intersetorial.
Inscrições
As inscrições são exclusivas pelo formulário eletrônico, até 23h59 do dia 12 de dezembro de 2025. Cada instituição pode inscrever apenas uma experiência, que será avaliada por um Comitê de Seleção composto por especialistas, membros da academia e da sociedade civil.
Serão escolhidas dez experiências, com representantes de todas as regiões do país, que receberão certificado, convite para apresentação em evento virtual e coautoria na publicação oficial. Iniciativas com pontuação mínima, mas não selecionadas, receberão menção honrosa.
O cronograma prevê término das inscrições em 12 de dezembro de 2025, início da avaliação em 22 de dezembro de 2025 e divulgação do resultado em 10 de fevereiro de 2026. Dúvidas podem ser enviadas para tuberculose@saude.gov.br.
Ministério da Saúde