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CRESCIMENTO
Portos do Sudeste registram alta em agosto com avanço de cargas
Granel sólido foi responsável por mais da metade da movimentação regional e somou 13,5 milhões de toneladas- Foto: Vosmar Rosa
A movimentação portuária de instalações públicas da Região Sudeste alcançou 21 milhões de toneladas em agosto de 2025, o que representa um crescimento de 2,91% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O aumento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho do granel líquido, com alta de 22,3%, e da carga geral, que avançou 42,18%, refletindo a recuperação da atividade econômica e o aumento das exportações de produtos industrializados.
O granel sólido, responsável por mais da metade da movimentação regional, somou 13,5 milhões de toneladas, enquanto o granel líquido, composto por combustíveis e derivados, atingiu 1,6 milhão de toneladas. Entre as principais mercadorias movimentadas, os contêineres totalizaram 5,1 milhões de toneladas.
“Estamos colhendo os frutos de uma gestão voltada para a eficiência e a integração logística. A modernização dos terminais e a digitalização dos processos portuários têm colocado o Brasil em um novo patamar de competitividade", destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Com destaque para os portos de Santos (SP), Vitória (ES) e Itaguaí (RJ), o Sudeste se mantém como o principal corredor logístico do país, concentrando o maior volume de cargas movimentadas e respondendo por grande parte das exportações brasileiras de commodities, combustíveis e produtos industrializados. A região conta com uma infraestrutura portuária estratégica, interligada a polos industriais, agrícolas e de refino, o que garante eficiência e competitividade ao escoamento da produção nacional.
O Porto de Santos, maior da América Latina, segue como principal ponto de saída das exportações de açúcar, soja, milho e carne, além de registrar forte desempenho na movimentação de contêineres. Já o Porto de Vitória se consolida como hub de granéis sólidos e líquidos, enquanto o Porto de Itaguaí desempenha papel essencial na cadeia logística do setor siderúrgico e de petróleo.
Investimentos
Nos últimos meses, o Ministério de Portos e Aeroportos intensificou os investimentos na região Sudeste, com foco na modernização de terminais, ampliação da infraestrutura e incentivo à integração entre modais. Somente em 2025, foram autorizados mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados em portos de São Paulo e Rio de Janeiro.
Entre os projetos, destaca-se o investimento de R$ 275 milhões no terminal de combustíveis marítimos Tecma, em São João da Barra (RJ), e R$ 1,24 bilhão na modernização do Porto de Santos. Além disso, o Sudeste lidera os investimentos nacionais na indústria naval, com R$ 1,54 bilhão aprovados via Fundo da Marinha Mercante (FMM), destinados à construção e modernização de embarcações.
Parte significativa dos recursos foi direcionada ao Rio de Janeiro, que concentra grande parte dos estaleiros e atividades offshore. Os investimentos tem como objetivo ampliar a capacidade operacional dos portos, atrair novas cargas e fortalecer a logística intermodal na região Sudeste.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos