Conheça nossas ações
Maio
Em maio, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizou o lançamento da Campanha “Assédio não decola”, que marcou a entrega do Guia de Combate ao Assédio e à Importunação Sexual na Aviação Civil. A ação reúne ações de comunicação, treinamentos e orientações para apoiar passageiros e profissionais do setor aéreo. Entre as iniciativas estão materiais informativos, avisos nos terminais, rotinas de atendimento e parcerias com operadores de aeroportos e companhias aéreas.
O Guia, produzido pela Ouvidoria do MPor, em parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil e a Anac, tem o objetivo de informar, orientar e fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento ao assédio e à importunação sexual em todos os espaços da aviação civil, nos aeroportos, aeronaves, escritórios e áreas operacionais, beneficiando também todos os cidadãos que utilizam os aeroportos do país.

- .
Junho
Em junho, o Ministério de Portos e Aeroportos lançou o Guia “Orientações à Prevenção e Tratamento do Etarismo”, uma iniciativa integrada às ações da Pasta voltadas à promoção da diversidade e ao fortalecimento de um ambiente de trabalho mais inclusivo.
Durante o lançamento, a Ouvidoria ressaltou o trabalho conjunto das equipes envolvidas na construção do material e destacou que o guia vai além das orientações sobre o tratamento de denúncias. A publicação incentiva práticas como empatia, escuta ativa e respeito às diferentes trajetórias e experiências dos servidores e colaboradores.

- .
Setembro
O Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com os Ministérios dos Transportes e das Comunicações, promoveu, em setembro, o evento “Conhecer para Cuidar: Saúde Mental e Prevenção”, em alusão à campanha Setembro Amarelo.
Durante o encontro, a Ouvidoria lançou “Compêndio em apoio à campanha Setembro Amarelo”, como uma das formas de conscientização e informação sobre a prevenção ao suicídio. A iniciativa integra ações institucionais voltadas ao respeito e consolida uma cultura em que falar sobre sofrimento é sinal de responsabilidade e cuidado

- .
Ainda em setembro, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com os Ministérios dos Transportes e das Comunicações, promoveu uma palestra para os servidores sobre saúde emocional, empatia e autoconhecimento. O encontro contou com especialistas e teve como objetivo incentivar o autocuidado e fortalecer relações mais empáticas e equilibradas no ambiente de trabalho.
Durante a apresentação, a psicanalista Bínui Lucena Ribeiro apresentou o Guia “Encorajamento à Busca e à Prática da Comunicação Não Violenta e da Inteligência Emocional”, destacando a importância da CNV como instrumento para promover diálogos mais saudáveis e respeitosos. O terapeuta Uênio Souza abordou o tema da inteligência emocional, apresentando estratégias para reconhecer e gerir emoções e para fortalecer vínculos interpessoais no contexto profissional.

- .
Novembro
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) realizou, em novembro, um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, com foco em diversidade, inclusão e saúde emocional no serviço público. Em parceria com os Ministérios das Comunicações e dos Transportes, o encontro promoveu debates sobre racismo estrutural, saúde emocional e o papel das instituições na construção de ambientes de trabalho mais inclusivos.
As discussões reforçaram o 20 de novembro como símbolo de resistência e reflexão, destacando a importância de políticas públicas que garantam direitos e ampliem a representatividade em espaços de decisão.
Durante o evento, a Ouvidoria apresentou o “Guia “Orientações à Equidade Racial”, instrumento de apoio e informação sobre preconceito e discriminação racial, que incentiva o diálogo e estimula mudanças individuais e coletivas no enfrentamento do racismo

- .