Sisconare

SISCONARE

Clique no botão ao lado para visualizar esse site em outro idioma.

O que é o Sisconare?

O Sisconare é o sistema de tramitação de processos de refúgio no Brasil. Por meio da plataforma, o solicitante de refúgio registra suas informações, preenche o formulário de solicitação de reconhecimento da condição de refugiado e recebe notificações. É possível atualizar os dados cadastrais, além de incluir familiares no pedido.

Implementado em setembro de 2019, ele agiliza o processamento dos pedidos de refúgio, otimizando as etapas do processo, permitindo mais eficiência e segurança da informação. 

O Sisconare está sendo implementado em fases e módulos e nem todas as suas funcionalidade estão completamente em operação. Em breve, toda a comunicação entre o Estado brasileiro e o solicitante será por meio do sistema. Será possível acompanhar o andamento do processo, verificar a data da entrevista de elegibilidade, fazer pedidos de autorização de viagem e até mesmo se informar sobre a decisão do Conare.

Clique nos cards abaixo para saber mais sobre as funcionalidades do Sisconare

Módulos do Sisconare

O Sisconare possui funcionalidades para o usuário comum (solicitante de refúgio), mas também para a Polícia Federal que recebe os pedidos, registra os solicitantes e emite seus documentos de identificação, o Protocolo de Refúgio. Veja no quadro abaixo, quais as possibilidades de funcionalidades para cada público. 

Precisa de ajuda para utilizar o Sisconare?

Utilizar o Sisconare e preencher o formulário é gratuito! Não são cobradas taxas para esse tipo de serviço!

Organizações da sociedade civil e defensorias públicas podem ajudar a utilizar a plataforma.

Para mais informações, clique nos links abaixo:

Informações importantes!

Seja bastante detalhista ao preencher o formulário no Sisconare. Quanto mais informações você apresentar em seu processo, melhor para a análise do seu caso. Isso ajuda o Conare a tomar a melhor decisão.