Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Senasp instala Comitê Gestor Nacional do Centro Integrado Mulher Segura
Registro da reunião realizada nesta quarta-feira (30). Foto: Divulgação/MJSP
Brasília, 30/9/2026 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou, nesta quarta-feira (30), a primeira Reunião Ordinária do Comitê Gestor Nacional do Centro Integrado Mulher Segura (CGN-Cims).
Durante o encontro, foram apresentadas a finalidade, a estrutura e as competências do Centro Integrado Mulher Segura e do Comitê Gestor, e definidas a sistemática inicial de funcionamento e as prioridades de atuação.
Entre os principais encaminhamentos estão a indicação de pontos focais técnicos das diretorias para interlocução com o Cims, a ampliação do acesso ao Sinesp Mulher Segura e o planejamento de ações relacionadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Também foram discutidas iniciativas nas áreas de capacitação, prevenção, análise de dados e aplicação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com foco na articulação entre as áreas da Senasp.
A próxima reunião ordinária do Comitê está prevista para 9 de dezembro de 2026, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília (DF).
O encontro marcou a instalação formal do Comitê, instituído pela Portaria Senasp/MJSP nº 666, de 28 de julho de 2026, e reuniu diretores e representantes técnicos das diretorias da Senasp.