Notícias
Ibama divulga Relatório de Gestão da Ouvidoria de 2024
Brasília/DF (04/04/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que disponibilizou o Relatório Anual de Gestão da Ouvidoria - 2024, que reúne informações e análises gerenciais, oferecendo uma visão geral sobre a percepção dos cidadãos em relação aos serviços prestados pelo Instituto em 2024.
A divulgação dos dados do documento está em conformidade com o artigo 14, inciso II, da Lei nº 13.460/17, que trata da defesa dos usuários de serviços públicos. Na publicação estão reunidas manifestações recebidas ao longo do último ano, bem como análises gerenciais.
A Ouvidoria é o principal canal de contato entre a sociedade e o Ibama, permitindo o envio de sugestões, denúncias, elogios, reclamações e pedidos de informação sobre o Instituto e suas atividades.
Principais destaques
Em 2024, a Ouvidoria do Ibama recebeu 137.444 demandas. Desse total, 86,3% estão relacionadas aos serviços prestados pelo Instituto; 12,24% foram manifestações de ouvidoria; 1,4% correspondem a pedidos de acesso à informação; e 0,06% pedidos de acesso às demandas do Comex Responde.
Das 16.825 manifestações de ouvidoria recebidas, 89,9% foram denúncias e comunicações de irregularidade (denúncias não identificadas), cujo assunto mais recorrente está relacionado ao cativeiro de animais silvestres.
Devido ao conhecimento acumulado sobre os temas relacionados à Instituição, a Ouvidoria solucionou diretamente 5.977 manifestações de ouvidoria, 36% do total desse tipo de demanda.
Todos os pedidos de acesso à informação foram respondidos, sendo 79,91% atendidos integralmente e apenas 5,35% negados devido a restrições legais. Os 14,74% restantes referem-se a atendimentos parcialmente atendidos, duplicados, encaminhados para outras instituições públicas, dentre outros.
Dos 1.926 pedidos de acesso à informação recebidos, apenas 30 resultaram em recursos a instâncias externas, sendo que todas as decisões foram favoráveis ao Ibama.
O Ibama atingiu 100% de cumprimento da transparência ativa, conforme avaliação da CGU no Sistema de Transparência Ativa (STA) do Fala.BR.
O canal mais utilizado pelos cidadãos para registro de manifestações na Ouvidoria foi o de ligações telefônicas, correspondendo 62,77%, seguido pela Plataforma Fala.BR com 32,29%. Além desses, outros canais, como e-mail, Sistema Eletrônico de Informações - SEI e atendimento presencial, também foram utilizados.
Ouvidoria
Assessoria de Comunicação do Ibama