Notícias
GOVERNO DIGITAL
Governo vai avisar usuários do GOV.BR sobre vencimento do passaporte
O governo federal vai enviar mensagens informando sobre o vencimento do passaporte pela Caixa Postal GOV.BR a partir desta quarta-feira (12/11). A iniciativa é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Polícia Federal (PF). As notificações personalizadas serão encaminhadas em três momentos: oito meses antes do vencimento, três meses para o fim da validade e uma última avisando que o documento está vencido. A expectativa é que só no ano que vem sejam enviadas mensagens para mais de 1,9 milhão de pessoas para lembrar da renovação de seus passaportes.
“Este é um exemplo de como o GOV.BR pode facilitar a vida de seus usuários, esta parceria com a PF faz parte da busca pelo nosso ideal de construir um governo para cada pessoa. Assim, o envio dessas mensagens personalizadas, por um canal confiável e seguro como a Caixa Postal GOV.BR, é muito importante para transformar a relação dos brasileiros com o Estado”, disse a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. “Estar alinhado ao momento de vida da pessoa melhora muito a experiência com o governo digital”, completou.
Para acessar as mensagens da Caixa Postal GOV.BR, os usuários devem ter uma conta prata ou ouro na plataforma de serviços do governo federal. Para Roncaratti, o uso do aplicativo GOV.BR é uma vantagem, pois as pessoas recebem uma notificação sempre que uma nova mensagem é recebida.
“A Polícia Federal dá mais um passo na transformação digital dos serviços públicos. Com as notificações de vencimento do passaporte pelo GOV.BR, reforçamos nosso compromisso com a eficiência e a proximidade com o cidadão. Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Outras informações sobre a emissão do passaporte estão disponíveis no GOV.BR.
Caixa Postal GOV.BR
Lançada em fevereiro deste ano pelo MGI em parceria com o Serpro, a Caixa Postal GOV.BR permite o envio de informações personalizadas do governo para cada pessoa usuária da plataforma, de maneira integrada e centralizada, sem o risco de fraudes. A funcionalidade está disponível para todos os órgãos da Administração Pública Federal, que podem solicitar à Secretaria de Governo Digital (SGD) a integração com a ferramenta.
Desde o início da Caixa Postal GOV.BR, já foram encaminhadas mais de 30 milhões de mensagens personalizadas sobre serviços como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, Emissão de Certificados Digitais e Pé de Meia.
Uma das novidades da iniciativa é a possibilidade dos usuários do GOV.BR avaliarem a utilidade dessa mensagem personalizada. Desta forma, o governo pretende ouvir o cidadão sobre a relevância da notificação para, inclusive, melhorar a personalização das informações que são encaminhadas pelo GOV.BR. Até o momento, a SGD já recebeu mais de 180 mil avaliações dessas mensagens enviadas, com uma taxa de aprovação de 95%.
GOV.BR
Atualmente, a plataforma desenvolvida pelo governo federal possui 4.600 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento.