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Ampliação da integração de dados economiza mais de R$ 5 bi em 2025

A diminuição estimada nos gastos pelo Conecta GOV.BR mais que dobrou na comparação com o mesmo período de 2024, um crescimento de 145%
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Publicado em 10/10/2025 12h26 Atualizado em 20/10/2025 09h29

Translator

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O trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para ampliar a integração entre as bases de dados do governo federal gerou uma economia potencial, tanto para a administração pública quanto para as pessoas, de mais de R$ 5 bilhões nos noves primeiros meses de 2025. Esse valor representa uma economia estimada de 145% na comparação com o mesmo período de 2024, que ficou em um pouco mais de dois bilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta pelo MGI.

Economia estimada

ANO

Economia (R$)

2022*

642.986.666

2023*

1.064.538.713

2024*

2.074.285.546

2025*

5.086.432.257

Total

9.690.853.823

* Até setembro de cada ano

A iniciativa faz parte do Conecta GOV.BR, que possibilita a troca segura de dados entre órgãos públicos para que o cidadão não tenha de reapresentar informações que o governo já dispõe. Entre janeiro e setembro de 2025, foram realizadas 913 milhões de operações de dados governamentais a partir desse programa do MGI.  Esse número é quase cinco vezes maior que o realizado no mesmo período de 2022, que teve um pouco mais de 185 milhões.

Operações

ANO

Economia (R$)

2022*

185.841.496

2023*

281.135.414

2024*

475.365.207

2025*

913.723.146

Total

1.966.015.863

* Até setembro de cada ano

“O Conecta GOV.BR é uma das principais iniciativas no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), a chamada ‘base de dados do Brasil’. Ao ampliar a interoperabilidade entre os sistemas, facilitamos o acesso das pessoas aos serviços públicos e benefícios sociais, simplificamos a vida delas. Isso porque essas pessoas não precisam mais ir a diversos órgãos para conseguir utilizar um serviço ou ser contemplada por um benefício. A comunicação entre os sistemas faz todo esse processo automaticamente”, explica o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Estamos focando nisso porque temos um olhar para o cidadão”, completou. A IND é um conjunto de normas, políticas, ferramentas e pessoas para transformar o uso de dados em estratégia para ampliar a cidadania com transparência e segurança.

Uma das justificativas para essa economia potencial foi a inclusão da base de dados do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) ao Conecta GOV.BR. Um exemplo foi a integração das bases de dados nas inscrições das duas edições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Desta forma, foi possível garantir aos estudantes de baixa renda o direito à isenção na inscrição do concurso por meio da consulta automática e segura às informações do CadÚnico.
 
Um outro exemplo é uma nova funcionalidade no SOUGOV.BR, a plataforma de gestão de pessoas, para simplificar a admissão de novos servidores. A iniciativa surgiu em atendimento à primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que teve seus resultados homologados em março. A tecnologia moderniza e digitaliza o processo admissional dos candidatos aprovados no processo seletivo, desde a convocação dos candidatos até a assinatura do termo de posse, tendo utilizado as APIs de CPF e CEP do Conecta GOV.BR.
 
Atualmente, 319 unidades de diversos órgãos públicos já aderiram ao programa Conecta GOV.BR, utilizando 52 interfaces de programação (APIs) desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) para realizar as trocas de dados entre os sistemas. Desde 2023, o programa já gerou uma redução nos gastos no valor de R$ 9,8 bilhões, tendo possibilitado cerca de dois bilhões de transações entre diferentes sistemas governamentais.
 
Cálculo dos valores

Para estimar a economia gerada pela ferramenta, o MGI identificou as tarefas (dos cidadãos e dos agentes públicos) eliminadas em função da integração de dados.  Para cada tarefa eliminada, foi estimado o tempo economizado. Esse tempo foi então transformado em valor financeiro, com base no valor de remuneração dos agentes públicos e da renda média dos usuários do serviço. Por fim, os técnicos do ministério multiplicam pelo volume anual de atendimentos que se beneficiaram da integração. É possível analisar esse cálculo a partir do relatório divulgado pela SGD no portal de Governo Digital.

A troca automática de dados entre sistemas do governo é um direito dos cidadãos, garantido pela Lei n. 14.129/2021 (Lei de Governo Digital) e com metas previstas na Estratégia Federal de Governo Digital. O trabalho é realizado seguindo o estabelecido também na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Integração Federativa

Como parte do trabalho para promover a integração federativa, o MGI possibilita a participação de estados no Conecta GOV.BR desde fevereiro de 2024. Atualmente, o programa do MGI já está disponível em todas as regiões do Brasil, com participação de 18 estados. Entre os destaques, estão Minas Gerais (MG) e o Rio Grande do Sul (RS), que utilizam 15 e 8 APIs, respectivamente.
 
Para utilizar o programa e interoperar com os dados do governo federal, os estados devem aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Mais informações sobre a adesão estão disponíveis no portal do ministério

Finanças, Impostos e Gestão Pública
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