A Secretaria de Governo Digital (SGD) participa de fóruns internacionais de discussões relacionadas à integração regional, pois a articulação entre países e continentes são de fundamental importância para o desenvolvimento de ações de governo digital, ampliação de serviços públicos transfronteiriços, reconhecimento mútuo de soluções digitais e fortalecimento de governos e das economias digitais. Neste sentido, a cooperação internacional é um importante instrumento para o aprimoramento de ações estruturantes de governo digital, seja por intermédio da cooperação multilateral ou bilateral.
A Assessoria de Gabinete, em articulação com a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), promove o diálogo internacional em assuntos de governo digital e transformação digital.
Participação da SGD:
Organismos Multilaterais
Mercosul: a SGD participa do Grupo Agenda Digital e da Comissão de Cibersegurança. No segundo semestre de 2025 o Brasil exerceu a presidência do Mercosul e priorizou o reconhecimento mútuo de identidades digitais entre os países do Bloco.
Rede de Governo Digital da América Latina e Caribe (Rede Gealc): o Brasil participa da Rede Gealc desde 2003, ano de criação do grupo. A Rede objetiva impulsionar a cooperação horizontal, a elaboração de políticas públicas participativas e a capacitação de funcionários públicos. A SGD é a representante do Brasil no Comitê Executivo da Rede e sediou a reunião de ministros da Rede em 2024.
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): a SGD participa do grupo de governo eletrônico da CPLP. O grupo objetiva o intercâmbio de informações e melhores práticas entre os países, além de fomentar a produção de conhecimento em língua portuguesa.
G20: a SGD participa do Grupo de Trabalho de Economia Digital. Durante a presidência brasileira em 2024, a SGD liderou a prioridade Governo Digital e Infraestrutura Pública Digital Inclusiva, que focou em identificação digital e compartilhamento seguro de dados.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): além de participar como convidado de diversos grupos de trabalho, o Brasil aderiu à revisão por pares de estratégias de governo digital e participa como país convidado do E-Leaders, grupo de oficiais sênior de governo digital. (peer review Digital Government Review of Brazil).
Bancos multilaterais
Os bancos internacionais incentivam o desenvolvimento, a pesquisa em governo digital e em transformação de serviços públicos e o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre os países. Saiba mais sobre a participação da SGD:
- Banco Mundial: participação nos projetos Identification for Development (ID4D) e Mobile Government. Atualmente o Banco apoia projetos de assistência técnica sobre habilidades digitais no setor público e sobre identidade. Desde a primeira edição do GovTech Maturity Index (GTMI), o Brasil figura como um líder mundial em GovTech.
- Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): projetos de assistência técnica nos temas de transformação digital no setor público, em nível federal, estadual e municipal, e em cibersegurança. Por intermédio de projetos financiados pelo BID e articulados pela Rede Gealc, o Brasil desenvolveu projetos de assinatura digital.
- Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF): projetos de assistência técnica na digitalização de serviços em nível estadual e municipal, que resultaram no desenvolvimento do Guia de 10 Passos para a Transformação Digital em Estados e Municípios e no Mapa de Governo Digital - Municípios. A CAF também desenvolveu estudos sobre o uso ético de IA no setor público.
Cooperação Bilateral
Dinamarca: desde 2016 o Brasil possui acordo com a Dinamarca, país referência em governo digital. O acordo abarca troca de experiências em segurança de informações e privacidade de dados, identidade digital, digitalização de governos subnacionais e transformação digital verde.
Reino Unido: iniciada em 2020, a cooperação possibilitou o desenvolvimento de ações de cibersegurança, trilhas de aprendizado do programa Capacita.Gov e aprimoramento de recursos de acessibilidade nos canais digitais de governo.
Alemanha: por meio do programa Diálogo Digital, foram desenvolvidas ações para transformação digital em estados e municípios e difusão de melhores práticas.
Portugal: firmada em 2025, a cooperação estabelece o Diálogo Digital Brasil e Portugal.
Rankings Internacionais
E-Government Survey (ONU): o Brasil está em 21º lugar no Online Service Index (OSI) e ocupa a 50ª posição no ranking geral da pesquisa. (Pesquisa de Governo Eletrônico das Nações Unidas)
Digital Government Index (OCDE): o país ficou em 16º lugar, acima da média dos países da OCDE. (Digital Government Index da OCDE)
GovTech Maturity Index (Banco Mundial): desde 2021, o Brasil figura no Grupo A, líder em GovTech. (Índice de Maturidade de GOVTECH (GTMI) em 2021, o Brasil figura no Grupo A - líder em GovTech)
Prêmios Internacionais
- GovTech Prize 2025: o projeto Balcão GOV.BR, criado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi premiado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos como o melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão em 2024.
- High Security Printing 2024: A Carteira de Identidade Nacional (CIN), recebeu o prêmio de melhor novo cartão de identificação nacional da América Latina.
- Excel GOB 2024 da Rede Gealc: o Catálogo de Base de Dados recebeu Menção Especial na categoria de Dados.
- Projeto Zero 2024: a Suíte VLibras recebeu o Prêmio Projeto Zero 2024. A solução é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).
- Future of Government Awards 2023: os servidores públicos da Diretoria de Identidade Digital foram premiados na modalidade "Digital advocates of the year". O grupo concorreu com cerca de 300 equipes, de mais de 50 países.
Caso seja necessário, para assuntos internacionais, entre em contato com a equipe da SGD pelo seguinte endereço eletrônico: assint.sgd@economia.gov.br