Notícias
Funai realiza ciclo de trocas de experiências para fortalecer a atuação institucional em 2026
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, na segunda-feira (26/1), o encontro “Partilhando Vivências Indigenistas”, que marca o início de um ciclo de trocas de experiências voltado ao fortalecimento institucional e à consolidação da cultura organizacional da Fundação ao longo de 2026. A atividade ocorreu na sede da Funai, em Brasília, e foi promovida pela Coordenação de Estratégia e Planejamento, vinculada à Coordenação-Geral de Suporte às Ações da Diretoria de Proteção Territorial.
O encontro teve como foco a desmistificação da gestão orçamentária e financeira, com o objetivo de alinhar teoria e prática, com atenção especial às pessoas convocadas pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A proposta da troca de experiência busca promover a compreensão dos fluxos internos da instituição, incentivar a troca de experiências entre diferentes diretorias e contribuir para a qualificação do serviço público prestado pela Funai.
A atividade foi conduzida pelo coordenador-geral de Orçamento, Contabilidade e Finanças (CGOF), Wendell Carlos Rosa de Araújo, servidor da Funai há mais de 20 anos e especialista em Gestão Orçamentária no Setor Público. Durante o encontro, o palestrante apresentou uma abordagem sobre o funcionamento dos recursos institucionais, dialogando diretamente com as principais dúvidas e desafios enfrentados pelas pessoas servidoras no exercício de suas atribuições.
A iniciativa integra uma estratégia de fortalecimento das capacidades institucionais da Funai. Ao longo do ano, novos encontros do “Partilhando Vivências Indigenistas” serão realizados, com a participação de diferentes áreas técnicas, que apresentarão seus fluxos de trabalho, experiências e boas práticas. A proposta é ampliar a circulação do conhecimento interno, fortalecer a atuação integrada entre as diretorias e qualificar, de forma permanente, a gestão pública indigenista.
Coordenação de Comunicação Social