Notícias
Em Boa Vista, Funai visita Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas instalada no Hospital Universitário da UFRR
Para conhecer e acompanhar o atendimento na Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas instalado no Hospital Universitário da Univesidade Federal de Roraima (UFRR), a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, visitou a unidade no dia 30 de janeiro, durante agenda em Roraima. A visita foi acompanhada pela superintendente do Hospital Universitário, a Profª Bianca Jorge Sequeira.
Na visita, a presidenta Joenia conheceu os espaços de cuidado intermediário, específico para atendimento de indígenas em condições clínicas estáveis oriundos de comunidades indígenas, vindo dos distritos como o Leste e Yanomami, atendidos também pelas Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casai). A unidade é equipada com uma infraestrutura e serviços que respeitam as especificidades culturais e de saúde dos povos indígenas.
O local inclui equipamentos essenciais para o atendimento das necessidades dos indígenas, como centros de medicina tradicional e leitos redários, garantindo um local de atendimento acolhedor, eficiente e humanizado.
Ao conhecer o espaço, a presidenta Joenia Wapichana, reforçou a importância da parceria e colocou-se à disposição para fortalecer as articulações em prol da melhoria do atendimento específico e diferenciado aos povos indígenas. “É um espaço importante de atendimento aos povos indígenas e a Funai, como órgão de articulação interinstitucional voltado à garantia dos direitos indígenas, também estará à disposição para articular junto à Sesai, ao Ministério da Sáúde, para possibilitar cada vez mais que os povos indigenas recebam atendimento digno, específico e diferenciado”, reforçou.
Instalada para fortalecer e melhorar a assistência à saúde dos povos indígenas em Roraima, a unidade é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O acordo foi assinado em fevereiro de 2024, durante a criação da Casa de Governo no estado de Roraima.
Fortalecimento de parcerias
Em cumprimento à agenda em Roraima, a presidenta Joenia Wapichana se reuniu com o tuxaua-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Amarildo Macuxi, no dia 30 de janeiro, para dialogar e fortalecer a parceria firmada com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A coordenadora regional da Funai em Roraima, Marizete de Souza, acompanhou a agenda.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado em abril de 2025, tem como objetivo implementar ações conjuntas de gestão, proteção e sustentabilidade de 29 terras indígenas em Roraima. Durante a reunião, o coordenador Amarildo informou a implementação das ações em conjunto com a Funai/RR e reforçou a importância da parceria, que tem sido fundamental para apoiar as ações voltadas aos povos indígenas de Roraima.
Na ocasião, a presidenta Joenia Wapichana, ressaltou a necessidade de continuar a parceria e fortalecer as ações de gestão territorial e ambiental e promover a proteção e fiscalização no âmbito da autarquia indigenista, com o apoio da organização no monitoramento e promoção de ações voltadas aos povos, além de fortalecer a Coordenação Regional da Funai em Roraima. “É importante cada vez mais fortalecer essa parceria, buscando implementar as ações de gestão ambiental, territorial, e fortalecer a atuação da nossa coordenação regional”, ressaltou.
Diocese de Roraima
Além da agenda na organização indígena, a presidenta Joenia também cumpriu agenda na Diocese de Roraima, entidade ligada à Igreja Católica no estado. O encontro ocorreu com a presença do Bispo da Diocese, Dom Evaristo Pascoal Spengler.
Durante o encontro, trataram sobre os indígenas em contexto urbano, apoio ao fortalecimento do Grupo de Proteção, Vigilância e Territorial Indígena (GPVITI), que atua nas comunidades indígenas e outras ações relacionadas aos povos indígenas no estado.
A presidenta Joenia Wapichana também apresentou os avanços na Funai desde a sua gestão, que completou três anos no último dia 3 de janeiro.