Notícias
Nota de pesar - Luiz Gomes Lana
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Luiz Gomes Lana, o Tolamãn Kenhíri. Liderança indígena atuante na região do Rio Negro, no estado do Amazonas, Luiz é considerado como referência na preservação e valorização da cultura indígena.
Segundo a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Luiz Lana foi guardião do conhecimento do povo Desana, do Alto Rio Negro, e foi o primeiro mestre indígena a publicar um livro sobre a cosmologia de seu povo, com a obra “Antes o Mundo Não Existia”, lançada em 1980 e traduzida para várias línguas.
Para a entidade, sua dedicação à transmissão do conhecimento tradicional marcou uma nova era na valorização da oralidade indígena, garantindo que as histórias, mitos e saberes ancestrais fossem reconhecidos e respeitados em todo o mundo.
Ainda de acordo com a FOIRN, além de sua contribuição intelectual e artística, Luiz Lana desempenhou um papel essencial na organização política e cultural dos povos indígenas do Rio Negro. Como um dos idealizadores da FOIRN e presidente da União das Nações Indígenas do Rio Tiquié (UNIRT), ele trabalhou incansavelmente pelo fortalecimento da autonomia das comunidades. “Seu compromisso com a preservação da cultura também se refletiu na criação da Maloca-Museu, um espaço dedicado à formação das novas gerações”, acrescenta a entidade.
A Funai reconhece a importância de Luiz Lana Dessana e o legado que deixou para a valorização do conhecimento e da cultura indígena das futuras gerações e expressa condolências e se solidariza com familiares, amigos e parentes indígenas pela perda.
Com informações da FOIRN