Notícias
Funai tira dúvidas de aprovados no Concurso Público Nacional Unificado em transmissão virtual
Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou na sexta-feira (14) uma live para tirar dúvidas dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para as vagas destinadas à autarquia. Realizado em 2024, o concurso abriu 502 vagas para Funai com a inédita reserva de 30% para candidatos indígenas. A gravação da transmissão está disponível no canal da Funai no YouTube.
As perguntas foram respondidas pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana, as diretoras de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna, e de Proteção Territorial, Janete Carvalho, o coordenador-geral de Gestão Estratégica, Artur Nobre Mendes, e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Funai, Poliana Liebich.
As principais dúvidas são relacionadas à nomeação e lotação dos aprovados. A Funai informou que todos os 502 aprovados nas vagas imediatas serão nomeados após autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Com a autorização, a Funai vai divulgar um formulário para que os aprovados conheçam as possibilidades de lotação.
A autarquia indigenista explicou, no entanto, que o edital do concurso não teve abrangência nacional, no que diz respeito à disponibilização de vagas. Isso porque a Bahia e os estados da Amazônia Legal apresentam uma maior demanda de pessoal e, por isso, a maior parte das vagas serão destinadas para essa região.
A Funai destacou também que está em tratativas com o MGI para que o maior número possível dos aprovados na lista de espera sejam convocados, devido ao atual déficit de pessoal na instituição. A autarquia reforçou ainda que os novos servidores são muito aguardados e passarão por uma ambientação de uma semana na qual vão conhecer todas as áreas da Funai para que entendam o funcionamento da instituição.
No evento, os novos servidores também foram informados sobre a atuação da Funai. Criada em 1967, a autarquia tem a missão de promover e proteger os direitos dos povos indígenas e tem sua atuação baseada no respeito à organização social, costumes, línguas, crenças e tradições indígenas, promovendo sua autonomia e autodeterminação.
Entre os principais pontos de atuação da Funai estão a identificação, demarcação, regularização, monitoramento e fiscalização das terras indígenas; proteção de povos isolados e de recente-contato; promoção do desenvolvimento sustentável e conservação ambiental; controle e mitigação de impactos ambientais externo; garantia do acesso diferenciado a direitos sociais e educação escolar indígena; e o apoio a processos educativos comunitários tradicionais.
Saiba mais sobre os 57 anos da Funai
Assessoria de Comunicação/Funai