Notícias
Funai promove curso sobre regularização patrimonial para servidores da autarquia
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu, entre os dias 24 e 28 de março, o "Curso sobre Regularização Patrimonial" para a formação de servidores da autarquia que atuam na gestão patrimonial. O curso visa garantir a melhoria da gestão do patrimônio da Funai e implementar as diretrizes do Plano de Regularização Patrimonial, aprovado em 2024, para estabelecer procedimentos e cronogramas para a regularização patrimonial. A formação foi realizada na sede da Coordenação Regional (CR) Nordeste II, em Fortaleza (CE).
Para o instrutor do curso e servidor da Funai, Lúcio André Wanderley Correia de Mello, a formação representa um grande passo para o aprimoramento da gestão patrimonial na autarquia indigenista. “O curso vem demonstrar a preocupação da Funai com a melhoria da gestão patrimonial, que é um desafio da autarquia e da administração pública como um todo. Mostra a intenção da Funai de aderir às políticas de modernização e transparência, no caso, por meio da oferta do curso de gestão patrimonial, que é muito importante”, destacou o instrutor.
O servidor da CR João Pessoa, Sivaldo Ferreira, participou do curso. Para ele, o treinamento é importante porque “gerir patrimônio em uma instituição pública é uma função estratégica”. Consuelo Tamiris Cardoso, servidora da CR Noroeste de Mato Grosso, destaca que o curso possibilita a resolução de um entrave antigo da Funai que é a regularização patrimonial. “É a primeira vez que vemos uma gestão dedicada a sanar esse problema começando com essa formação”, afirmou a servidora.
O curso
A formação teve uma carga horária de 40 horas e contou com a participação de 21 servidores de diversos setores da instituição, fortalecendo a atuação integrada para o aprimoramento de resultados por meio da troca de experiências e boas práticas. A metodologia incluiu aulas expositivas e práticas, com o objetivo de garantir que os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias.
Entres os objetivos do curso estão contribuir na formação de conhecimento sobre os procedimentos necessários para a regularização patrimonial; apresentar o Manual de Gestão Patrimonial e o Plano de Regularização; aprimorar a utilização do Sistema de Administração de Serviços (SIADS); discutir o procedimento de regularização patrimonial contábil; compartilhar as ações sistêmicas necessárias para a regularização; detalhar a confecção dos documentos de aporte para a regularização; e explicar o fluxo processual de instrução e aprovação dos trabalhos.
O curso foi realizado pela Funai por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CODEP), da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGRL), da Auditoria Interna (AUDIN), e da CR Nordeste II.