Notícias
Funai, PF e Ibama realizam operação de combate à grilagem na Terra Indígena Igarapé Lage, em Rondônia
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram uma operação conjunta, na quinta-feira (3), para combater a grilagem de áreas na Terra Indígena (TI) Igarapé Lage, localizada em Rondônia. A Operação Igarapé Lage, como foi denominada, é desdobramento de uma série de ações realizadas em 2024 e teve como objetivo assegurar os direitos de usufruto exclusivo do território ao povo Pakaa Nova.
A TI Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes em seis aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares foram desmatados, e houve queimadas ilegais, além de um ataque a uma família indígena em que a casa foi incendiada. Em 2024, ocorreram mais de oito operações da Polícia Federal, Funai, Ibama, Polícia Militar e Força Nacional para a desintrusão do território.
A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. O grupo é suspeito de dividir uma área de 20 km em 100 lotes para venda ilegal, uma vez que as terras indígenas são área de propriedade da União e de uso exclusivo dos povos indígenas. De acordo com a PF, dois dos envolvidos se apresentavam como "engenheiro" e "advogado", incentivando pessoas a invadir e ocupar a área ilegalmente.
Com informações da Polícia Federal