Notícias
Funai e MDHC discutem ações conjuntas para a promoção dos direitos indígenas
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promoveram uma reunião, na quarta-feira (2), para discutir ações conjuntas de promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas.
No encontro, realizado no MDHC em Brasília, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e as equipes técnicas das instituições articularam estratégias de continuidade às ações, bem como a construção de novas políticas públicas capazes de atender os povos indígenas.
É o caso, por exemplo, do povo Yanomami, afetado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, localizada nos estados de Roraima e Amazonas. Além dos impactos da atividade criminosa, os indígenas são vítimas da violência e do racismo institucional, que inviabilizam o acesso a direitos fundamentais.
Para enfrentar o problema, entre outras ações, a Funai e o MDCH, em conjunto com outros órgãos do Governo Federal, atuam em projetos para assegurar soberania alimentar, assistência social, promoção dos direitos das crianças e mulheres e gestão e proteção do território.
Conheça as ações da Funai na Terra Indígena Yanomami
Assessoria de Comunicação/Funai