Notícias
Funai consulta servidores em Mato Grosso do Sul e no Maranhão para revisão da Carta de Serviços ao Usuário
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, oficinas de prospecção de serviços no âmbito do projeto de Revisão da Carta de Serviços ao Usuário (CSU) nos estados de Mato Grosso do Sul e Maranhão. O objetivo é aprimorar os fluxos de trabalho e aumentar a geração de valor da atuação da Funai para a sociedade.
Em Mato Grosso do Sul, o evento foi realizado no município de Ponta Porã e reuniu servidores da Coordenação Regional (CR) Ponta Porã e das Coordenações Técnicas Locais (CTLs) Amambai, Antônio João, Iguatemi, Paranhos e Tacuru. No mesmo período, no Maranhão, a oficina também foi realizada em Imperatriz, reunindo servidores da CR Maranhão e das CTLs Barra do Corda II, Montes Altos e Santa Inês.
O projeto está percorrendo algumas unidades regionais da Funai para revisar os serviços prestados aos povos indígenas e não indígenas e atualizar a CSU. O documento tem como função principal informar os usuários sobre os serviços oferecidos pela instituição, as formas de acesso a eles e os compromissos e padrões de qualidade no atendimento. No caso da Funai, a atual Carta de Serviços ao Usuário, desenvolvida em 2020, necessita de atualização para melhor atender às demandas dos usuários.
A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Administração e Gestão (Dages) e é executada de forma colaborativa entre a Ouvidoria e a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica (CGGE). A CGGE destaca que uma Carta de Serviços desatualizada pode gerar frustração nos usuários, prejudicar o trabalho de gestores e ouvidores e impactar negativamente a eficiência no atendimento.
Ainda de acordo com a unidade, a participação ativa dos servidores da Funai na atualização da Carta de Serviços é fundamental para fomentar discussões internas sobre as políticas indigenistas oferecidas tanto ao público indígena quanto ao não indígena. Por essa razão, estão sendo realizadas as oficinas em algumas unidades regionais. Posteriormente, elas também ocorrerão na sede da Funai.