Notícias
Funai conclui instalação e revitalização de placas de identificação e aumenta proteção das TIs Karajá de Aruanã (GO)
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) concluiu em dezembro de 2024 o processo de instalação e revitalização das placas de identificação nas Terras Indígenas (TIs) Karajá de Aruanã I, II e III, no estado de Goiás. O objetivo é reforçar a proteção territorial para assegurar a preservação ambiental e a segurança das comunidades que vivem nas TIs, localizadas no município de Aruanã. A iniciativa beneficia diretamente cerca de 200 indígenas do povo Iny (Karajá). Ribeirinhos e pescadores que convivem nas áreas limítrofes também são favorecidos.
Com a conclusão dessa primeira etapa, teremos maior segurança nos limites das Terras Indígenas, além de facilitar ações de fiscalização e gestão territorial.
Francisco Oliveira, coordenador técnico local da Funai em Goiânia
A demarcação visível dos limites das áreas protegidas contribui para prevenir conflitos relacionados à ocupação territorial, facilita a atuação integrada de órgãos de segurança pública e fortalece a convivência harmônica entre comunidades indígenas e populações vizinhas. A revitalização das placas também desempenha um papel fundamental no combate a práticas ilegais, como caça, pesca e exploração madeireira e contribui para a proteção dos territórios durante o período de queimadas, mais frequentes no segundo semestre.
Iniciado em 2024, o projeto de plaqueamento é fruto de articulações entre a Funai, por meio da Coordenação Técnica Local em Goiânia (CTL-GYN), lideranças indígenas e colaboradores locais, incluindo indígenas auxiliares que participaram ativamente da execução das atividades.
Além de reforçar a proteção territorial, as novas placas também ampliam a conscientização sobre a importância de respeitar os limites e as especificidades das Terras Indígenas. Para o coordenador técnico local da Funai em Goiânia, Francisco Oliveira, a instalação e revitalização das placas é um passo fundamental para a promoção e proteção dos povos indígenas que vivem na região.
“Com a conclusão dessa primeira etapa, teremos maior segurança nos limites das Terras Indígenas, além de facilitar ações de fiscalização e gestão territorial. A Funai reafirma seu compromisso em articular com parceiros e órgãos locais para assegurar o cumprimento da legislação vigente e promover políticas públicas que fortaleçam a proteção dos territórios ", afirma.
A segunda etapa do projeto, prevista para 2025, incluirá a criação de barreiras naturais, como aceiros para controle de queimadas, e o fortalecimento de ações educativas voltadas às comunidades locais e às populações vizinhas. O assistente técnico da CTL da Funai em Goiânia, Haroldo Resende, explica a importância das ações que serão implementadas neste ano.
“Esse trabalho é essencial para a preservação ambiental e cultural das Terras Indígenas, além de evitar conflitos e promover uma convivência mais harmônica com as populações vizinhas. É uma ação concreta da Funai em seu compromisso de garantir a integridade e os direitos dos povos originários”, destaca.
Serviço
A Funai reforça a importância da colaboração da população local para a manutenção das placas de identificação e para a preservação dos territórios indígenas. Em caso de dúvidas, denúncias ou comunicados, a unidade da Funai em Goiânia está disponível pelo telefone (62) 99303-4826 e pelo e-mail ctl.goiania@funai.gov.br.