Notícias
Em Minas Gerais, Funai entrega máquinas de costura às mulheres Maxakali
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, entre os dias 2 e 5 de dezembro, a entrega de máquinas de costura para grupos de mulheres Maxakali em cinco territórios localizados em Santa Helena de Minas (MG) e na região do Vale do Mucuri (MG). As ações contemplaram os territórios de Água Boa e Pradinho, na Terra Indígena Maxakali, e as Reservas Indígenas de Aldeia Cachoeirinha, Aldeia Escola Floresta e Aldeia Verde. A ação visa fortalecer iniciativas produtivas e culturais desenvolvidas pelas comunidades e ampliar as condições de autonomia das artesãs indígenas.
A iniciativa integra o processo de fortalecimento institucional das Unidades Técnicas Locais (UTLs) da Funai em Santa Helena de Minas e de Teófilo Otoni, contribuindo para ampliar a capacidade de apoio da instituição às atividades socioculturais e produtivas das comunidades Maxakali.
A entrega resulta de demanda apresentada pela Coordenação Regional da Funai Minas Gerais e Espírito Santo (CR-MGES) e foi realizada em parceria com a Diretoria de Direitos Humanos e Políticas Sociais (DHPS) e a Diretoria de Gestão Ambiental e Territorial (Digat), ambas da Funai.
Segundo a coordenadora-geral de Acesso à Justiça e Participação Social da Funai, Danielle Brasileiro, o próximo passo será a realização de oficinas de confecção de bonecas indígenas Maxakali. “Essa iniciativa vai fortalecer a identidade étnica, valorizar os conhecimentos tradicionais e atuar no combate ao preconceito e ao racismo”, afirmou. As oficinas serão desenvolvidas em diálogo com as mulheres artesãs dos territórios, promovendo autonomia, geração de renda e a continuidade das expressões culturais Maxakali.
As entregas ocorreram nas aldeias, em diálogo com as lideranças e com a participação ativa das mulheres Maxakali, reconhecidas pela forte tradição no artesanato, na produção têxtil e na transmissão de conhecimentos culturais indígenas. As máquinas de costura contribuirão para fortalecer iniciativas de geração de renda, ampliar a autonomia econômica e valorizar práticas culturais desenvolvidas por grupos femininos.
A coordenadora regional da Funai em Minas Gerais e Espírito Santo, Luciene Chaves, destacou que “cada ponto costurado e cada boneca criada é uma forma de reafirmação da cultura do povo Maxakali, que vive forte, passando das mãos das mulheres atuais para as futuras gerações”.
Durante a ação, as equipes das UTLs, vinculadas à CR-MGES, realizaram orientações técnicas, registros e acompanhamento das entregas, reforçando o compromisso da Funai com iniciativas que valorizam a organização social e cultural dos povos indígenas. Com a distribuição das máquinas em todos os territórios Maxakali de Minas Gerais, a instituição reafirma seu papel na promoção de políticas públicas indigenistas integradas e construídas de forma participativa, em alinhamento às demandas das comunidades.
Coordenação de Comunicação Social/Funai