Notícias
Coordenadora regional da Funai recebe comenda pela preservação da cultura, identidade e dos territórios indígenas em Roraima
A coordenadora regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Roraima, Marizete de Souza, do povo Macuxi, recebeu a Comenda Orgulho de Roraima em sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR). A cerimônia ocorreu na quarta-feira (16), no plenário Noêmia Bastos Amazonas, em Boa Vista.
Marizete Macuxi, primeira coordenadora regional indígena a ocupar esta posição na unidade, tem se destacado como gestora que preza pelo respeito aos direitos indígenas, o cumprimento efetivo da política indigenista, diálogo e presença ativa nas comunidades, além de manter a relação de parcerias com instituições públicas que atuam nas questões indígenas.
Ao receber a comenda, Marizete ressaltou que o momento representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido junto aos povos indígenas. “Hoje é um momento importante e histórico, não só para mim, mas para os povos indígenas, porque é um momento de reconhecimento do nosso trabalho e atuação em defesa dos direitos dos povos indígenas”.
A coordenadora também destacou o reconhecimento da representatividade da mulher indígena. “Estou feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho e, muito mais ainda, pelo reconhecimento da participação e representatividade das mulheres indígenas ocupando seus espaços”, afirmou.
Na ocasião, também houve o lançamento nacional do 18° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focado na promoção da igualdade étnico-racial dedicado aos povos indígenas e da entrega de comendas a personalidades que se destacam na defesa de suas comunidades e saberes ancestrais.
Outras lideranças e autoridades indígenas do estado, como tuxauas, professores, prefeitos e secretários, foram homenageadas. O secretário nacional substituto do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Uilton Tuxá, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo – Grau Mérito Especial concedido à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Na oportunidade, enalteceu a relevância da ODS 18 como marco na luta contra as desigualdades históricas.
Assessoria de Comunicação/Funai