Notícias
Abril Indígena: Funai amplia diálogo com instituições internacionais para implementação de políticas voltadas aos povos indígenas
Desde 2023, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reabriu as portas para a retomada do diálogo não só com os povos indígenas, mas também com parceiros nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (7), a autarquia indigenista se reuniu com a Fundação The Tenure Facility — instituição global baseada na Suécia — para discutir a atuação do governo brasileiro na demarcação de terras indígenas e, assim, viabilizar parcerias com organizações indígenas para a proteção de territórios tradicionalmente ocupados.
Na reunião, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, fez um breve histórico desde a criação da autarquia, em 1967, quando exercia o regime de tutela sobre os povos indígenas até os dias atuais, quando esse regime foi extinto pela Constituição Federal de 1988, reconhecendo a autonomia e a autodeterminação desses povos. Falou ainda da prática do diálogo adotada pela atual gestão com as comunidades para a reconstrução da política indigenista.
A Funai também apontou os principais desafios enfrentados para a implementação de ações, como a demarcação, monitoramento e fiscalização de terras indígenas, especialmente no que diz respeito à escassez de recursos. A autarquia indigenista também destacou os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
A advogada indígena representante da instituição internacional, Nonette Royo, afirmou que o objetivo da fundação é “cobrir todos os países de floresta tropical” e contribuir com o governo na implementação de políticas públicas por meio do apoio a organizações indígenas. Ela esteve acompanhada do representante da instituição no Brasil, Aurélio Viana.
Assessoria de Comunicação/Funai