Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Povos Indígenas
      • Quem São
      • Cidadania
      • Direitos Sociais
      • O Brasil Indígena (IBGE)
      • Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
    • Terras Indígenas
      • Proteção Territorial
      • Demarcação
      • Pré-Requerimento Eletrônico
      • Ingresso em Terra Indígena
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas
      • Geoserver
      • Metadados das Terras Indígenas
    • Meio Ambiente
      • Etnodesenvolvimento
      • Gestão Ambiental
      • Licenciamento Ambiental
      • Cooperações Internacionais
    • Proteção aos Yanomami
    • Seguridade Social
    • Combate à desinformação
    • Concurso Público Nacional Unificado
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022-02
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
      • 2009
    • Biblioteca
  • Acesso à Informação
    • Acordos de Cooperação (ACs) e Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)
    • Ações e Programas
      • Instrumentos de Gestão Estratégica
      • Planejamento
      • Monitoramento
      • Gestão à Vista
      • Avaliação de Desempenho
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
      • Renúncias de Receitas
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
    • Agenda de Autoridades
      • Agenda da Presidenta
      • Agenda da Diretora de Administração e Gestão
      • Agenda da Diretora de Proteção Territorial
      • Agenda da Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável
    • Auditoria
      • Auditoria Anual de Contas
      • Plano e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna
      • Relatório de Auditoria - Audin/Funai
      • Estatuto da Auditoria Interna da Funai
      • Planejamento Estratégico Institucional da Auditoria Interna - 2023/2025
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - PGMQ
    • Arquivo, documentação e pesquisa
    • Carta de Serviços da Funai
    • Chamadas Públicas
      • Oportunidades - Público Externo
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (em andamento)
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (concluída)
      • Projeto Assistência Técnica para o Fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
      • Programa EUROCLIMA
      • Oportunidades - Estágio Remunerado na Funai
      • Credenciamento de Consultorias Socioeconômicas
    • Convênios e Transferências
    • Corregedoria
      • Conheça a Corregedoria
      • Editais
      • Transparência Ativa
      • Governança e Relacionamento Organizacional
      • Links Úteis
      • Fale com a Corregedoria
      • Certidão Negativa
    • Governança
      • Diretoria Colegiada - DIRCOL
      • Comitê Interno de Governança - CIG
      • Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - CPMA
      • Comitê de Supervisão de Riscos e Controles Internos - CCI
      • Comitê Executivo do Programa de Integridade - CEPI
      • Comitê Técnico Digital - CTD
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Organograma
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de funcionamento
      • A Funai
      • Unidades da Funai pelo Brasil
      • Reestruturação
    • Legislação
      • Legislação Fundamental
      • Organização da União
      • Administração e Gestão
      • Ordenamento Territorial
      • Demarcação
      • Defesa
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Meio Ambiente
      • Pesquisa
      • Cultura
      • Cidadania
      • Educação
      • Seguridade Social
      • Etnodesenvolvimento
    • Outros assuntos
      • Tecnologia da Informação
    • Parcerias
    • Participação Social
      • Comitês Regionais
      • Denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios
    • Perguntas Frequentes
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Encarregado de Dados Pessoais da Funai
      • Relatório TCU - Ofício 0175/2022-TCU/Sefti
    • Receitas e Despesas
    • Servidores e colaboradores
      • Servidores Efetivos
      • Colaboradores Terceirizados
      • Estágio Remunerado na Funai
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatório de Gestão
      • Painel Interativo
    • Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
      • Conheça o SIC da Funai
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
      • Como fazer um pedido
      • Relatórios estatísticos do SIC
      • Normas e Regulamentações
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
    • Licitações e Contratos
      • Contratos Administrativos
      • Licitações
      • Plano de Contratações Anual - PCA
      • Portarias e Manuais
      • Consulta Portal da Transparência
  • Acesso Restrito
    • Intranet
    • Webmail
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Identidade Institucional da Funai
      • Boletins de Serviço
      • Livros e Cartilhas
      • Publicações Projeto Editorial
      • Transparência
      • Publicações de TI
      • Publicações Projeto GATI
      • Publicações CGIIRC
      • Atos Demarcatórios
      • Portarias
      • Publicações Dages
      • Atos Normativos
    • Imagens
    • Vídeos
    • Áudio
    • Uso da Marca
      • Marca do Governo Federal
      • Marca do Governo Federal
      • Guias e Manuais
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos
      • Ouvidoria Comunica
      • Ouvidoria Comunica
      • Publicações
      • Publicações
      • Relatórios
      • Relatórios
      • Relatórios de Ouvidoria
    • SEI
      • SEI!
      • Consulte o Seu Processo
    • Imprensa
    • Protocolo Digital
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2019 Funai promove intercâmbio entre alunos e indígenas em Altamira
Info

Notícias

Funai promove intercâmbio entre alunos e indígenas em Altamira

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 25/04/2019 14h15 Atualizado em 31/10/2022 11h50

Altamira 1

Preconceitos e estereótipos contra povos indígenas podem ser vencidos desde cedo e a escola tem relevante papel nessa contribuição à sociedade. Em Altamira, a partir da parceria entre a Coordenação Regional (CR) Centro-Leste do Pará e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram de proveitosos momentos de aprendizagem sobre os povos indígenas do Médio Xingu.

No último dia 16, em comemoração ao Abril Indígena, mais de 100 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr.Octacilio Lino e Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rodrigues compareceram à sede da CR para conhecerem línguas e tradições dos nove povos atendidos pela coordenação. O momento também foi de reflexão sobre os direitos dessas comunidades. Altamira 4

Indígenas Xikrin, Arara da Cachoeira Seca e Parakanã discursaram em língua materna e traduziram aos presentes, o que se apresentou como uma grande oportunidade aos alunos, tendo em vista que os Arara e Parakanã são povos ainda considerados de recente contato. Cantos tradicionais, grafismos corporais, produção de pulseiras de miçanga e exibição de vídeos também compuseram o ocasião de conhecimento compartilhado.

Para o coordenador regional, Carlos Vianei, o evento organizado pela equipe da CR, mesmo em fase embrionária, pode incentivar mais unidades da Funai a propôr esse amplo diálogo e envolvimento com diferentes nichos da sociedade. "Fizemos um projeto que se mostrou produtivo e gratificante. A disposição dos servidores daqui, do pessoal da Semed e dos profissionais das escolas participantes fez com que o encontro entre indígenas e alunos construísse uma experiência de relevância para além dos livros didáticos ou informações midiáticas", declarou o coordenador.

Altamira 5 O aprimoramento das atividades é uma das intenções da coordenação que pretende promover, inclusive, futuras oficinas com os professores da região.

Benedito Pena Mendes, diretor da Escola João Rodrigues Benedito Pena Mendes, ressalta o valor de intercâmbios como esse e aponta para a necessidade de não se limitar ao mês de abril para trabalhar as questões indígenas na escola. "Nós vivemos numa região totalmente indígena. Acredito que contribuímos para desmistificar essa questão do Dia do Índio que é abordado nos livros, que se remete muito aos antepassados, à época do descobrimento, totalmente diferente da realidade em que se vive atualmente. É muito interessante que os nossos alunos se envolvam, até porque na nossa escola nós temos alunos Assurini e Parakanã. Nós vamos colocar essa realidade no nosso projeto político-pedagógico. Os alunos vieram com muitas perguntas e conversamos com eles. Tudo isso mostra o interesse que têm em conhecer a realidade da região.

Indígenas do Médio Xingu

Altamira 3

A CR Centro-Leste do Pará atua junto aos povos Arara, Juruna, Assurini, Araweté, Parakanã, Xikrin, Kayapó, Xipaya, Kuruaya, Zoé e indígenas citadinos. Ao todo são línguas pertencentes a três troncos linguísticos: MacroJê, Karib e Tupi Guarani; 11 Terras Indígenas, uma reserva indígena Juruna e uma área de restrição de uso, Ituna Itata, território de povos isolados.

Um dos aspectos significativos da região é a presença da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a relação do empreendimento com os povos indígenas e ribeirinhos que reivindicam e acompanham, com frequência, as contrapartidas da construção.

Aproximar a população local, principalmente representantes das camadas mais jovens da comunidade de Altamira, dos povos indígenas é de grande importância para promover uma melhor compreensão do contexto regional, a partir de diferentes ângulos e realidades.


Kézia Abiorana

Assessoria de Comunicação, com informações da Coordenação Regional Centro-leste do Pará

Tags: notícia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Povos Indígenas
      • Quem São
      • Cidadania
      • Direitos Sociais
      • O Brasil Indígena (IBGE)
      • Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
    • Terras Indígenas
      • Proteção Territorial
      • Demarcação
      • Pré-Requerimento Eletrônico
      • Ingresso em Terra Indígena
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas
      • Geoserver
      • Metadados das Terras Indígenas
    • Meio Ambiente
      • Etnodesenvolvimento
      • Gestão Ambiental
      • Licenciamento Ambiental
      • Cooperações Internacionais
    • Proteção aos Yanomami
    • Seguridade Social
    • Combate à desinformação
    • Concurso Público Nacional Unificado
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022-02
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
      • 2009
    • Biblioteca
  • Acesso à Informação
    • Acordos de Cooperação (ACs) e Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)
    • Ações e Programas
      • Instrumentos de Gestão Estratégica
      • Planejamento
      • Monitoramento
      • Gestão à Vista
      • Avaliação de Desempenho
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
      • Renúncias de Receitas
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
    • Agenda de Autoridades
      • Agenda da Presidenta
      • Agenda da Diretora de Administração e Gestão
      • Agenda da Diretora de Proteção Territorial
      • Agenda da Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável
    • Auditoria
      • Auditoria Anual de Contas
      • Plano e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna
      • Relatório de Auditoria - Audin/Funai
      • Estatuto da Auditoria Interna da Funai
      • Planejamento Estratégico Institucional da Auditoria Interna - 2023/2025
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - PGMQ
    • Arquivo, documentação e pesquisa
    • Carta de Serviços da Funai
    • Chamadas Públicas
      • Oportunidades - Público Externo
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (em andamento)
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (concluída)
      • Projeto Assistência Técnica para o Fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
      • Programa EUROCLIMA
      • Oportunidades - Estágio Remunerado na Funai
      • Credenciamento de Consultorias Socioeconômicas
    • Convênios e Transferências
    • Corregedoria
      • Conheça a Corregedoria
      • Editais
      • Transparência Ativa
      • Governança e Relacionamento Organizacional
      • Links Úteis
      • Fale com a Corregedoria
      • Certidão Negativa
    • Governança
      • Diretoria Colegiada - DIRCOL
      • Comitê Interno de Governança - CIG
      • Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - CPMA
      • Comitê de Supervisão de Riscos e Controles Internos - CCI
      • Comitê Executivo do Programa de Integridade - CEPI
      • Comitê Técnico Digital - CTD
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Organograma
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de funcionamento
      • A Funai
      • Unidades da Funai pelo Brasil
      • Reestruturação
    • Legislação
      • Legislação Fundamental
      • Organização da União
      • Administração e Gestão
      • Ordenamento Territorial
      • Demarcação
      • Defesa
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Meio Ambiente
      • Pesquisa
      • Cultura
      • Cidadania
      • Educação
      • Seguridade Social
      • Etnodesenvolvimento
    • Outros assuntos
      • Tecnologia da Informação
    • Parcerias
    • Participação Social
      • Comitês Regionais
      • Denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios
    • Perguntas Frequentes
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Encarregado de Dados Pessoais da Funai
      • Relatório TCU - Ofício 0175/2022-TCU/Sefti
    • Receitas e Despesas
    • Servidores e colaboradores
      • Servidores Efetivos
      • Colaboradores Terceirizados
      • Estágio Remunerado na Funai
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatório de Gestão
      • Painel Interativo
    • Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
      • Conheça o SIC da Funai
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
      • Como fazer um pedido
      • Relatórios estatísticos do SIC
      • Normas e Regulamentações
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
    • Licitações e Contratos
      • Contratos Administrativos
      • Licitações
      • Plano de Contratações Anual - PCA
      • Portarias e Manuais
      • Consulta Portal da Transparência
  • Acesso Restrito
    • Intranet
    • Webmail
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Identidade Institucional da Funai
      • Boletins de Serviço
      • Livros e Cartilhas
      • Publicações Projeto Editorial
      • Transparência
      • Publicações de TI
      • Publicações Projeto GATI
      • Publicações CGIIRC
      • Atos Demarcatórios
      • Portarias
      • Publicações Dages
      • Atos Normativos
    • Imagens
    • Vídeos
    • Áudio
    • Uso da Marca
      • Marca do Governo Federal
      • Marca do Governo Federal
      • Guias e Manuais
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos
      • Ouvidoria Comunica
      • Ouvidoria Comunica
      • Publicações
      • Publicações
      • Relatórios
      • Relatórios
      • Relatórios de Ouvidoria
    • SEI
      • SEI!
      • Consulte o Seu Processo
    • Imprensa
    • Protocolo Digital
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca