Notícias
Índios Kaingang e Guarani participam de capacitação em Vigilância e Proteção de Terras Indígenas
Texto: Priscila Feller e Rafael Gennari
Vinte representantes dos povos Kaingang e Guarani, residentes na Reserva Indígena Mangueirinha, no Paraná, participaram do curso de Vigilância e Proteção de Terras Indígenas, realizado de 27 a 29 de maio na própria reserva.
A capacitação visa a realização periódica de atividades de vigilância indígena, e abordou a história da regularização das terras indígenas no Brasil, o processo histórico de regularização da Reserva Indígena Mangueirinha, dispositivos legais de proteção de terras indígenas, principais ameaças, ações e estratégias de vigilância.
O curso faz parte do Programa de Capacitação em Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio, por meio da Coordenação Geral de Monitoramento Territorial – CGMT. O principal público-alvo do programa são os indígenas residentes em áreas de maior pressão de atividades ilícitas e os servidores da Funai que trabalham nas Coordenações Regionais, nas Frentes de Proteção Etnoambientais e nas Coordenações Técnicas Locais com atuação em proteção territorial. As capacitações são pautadas no diálogo intercultural, com valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas.
Segundo o cacique Milton Alves Kaingang, "esta atividade foi muito importante para discutir nossos direitos e a situação atual da nossa terra. Espero que as novas gerações também saibam a luta que foi para demarcar isto aqui e a necessidade de cuidar da terra". O cacique Valério Gonçalves Guarani também aprovou o curso. Ambos participaram das aulas e das atividades.
Ao término do curso foram mapeadas as principais vulnerabilidades da Reserva Indígena Mangueirinha, e, a partir dos problemas apontados, foi elaborado de forma participativa um Projeto de Vigilância. Os indígenas demonstraram bastante disposição em atuar na proteção de suas terras e já iniciaram as ações práticas, percorrendo a parte norte da reserva e confirmando as relações entre seus limites e as vulnerabilidades elencadas em sala de aula.
A capacitação foi ministrada por Priscila Feller e Rafael Gennari, da CGMT, com o apoio dos servidores Clovis da Silva, da Coordenação Regional do Interior Sul, Renato Padilha e José Ferreira, da Coordenação Técnica Local de Curitiba. No ano passado, dentro do mesmo Programa de Capacitação em Proteção Territorial, os indígenas já haviam participado do curso de Cartografia Básica e Uso de GPS, ferramentas que dão suporte às atividades de vigilância indígena.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa de Capacitação em Proteção Territorial