CFPI - Centro de Formação em Política indigenista
Centro de Formação em Política Indigenista (CFPI)
Histórico
O Centro de Formação em Política Indigenista - CFPI está situado na Quadra 3, Área Especial 9, na Região Administrativa de Sobradinho/DF (RA-V), ficando a 25 km da atual sede da Funai.
Foi instituído por meio da Portaria nº 645/PRES, de 02 de junho de 2006, com o objetivo de servir de base de convergência das ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores da Funai, demandadas pelas diversas unidades que compõe o órgão.
Entre 2002 e 2006, o local funcionou como “Centro de Convívio Orlando Villas Boas”, um projeto da Funai que tinha por objetivo servir de hospedagem para os indígenas em trânsito no Distrito Federal.
Em 2006 o local foi requalificado para suprir as necessidades administrativas da própria Fundação, criando-se o "Centro de Formação Indigenista Orlando Villas Boas" e encerrando em definitivo as atividades como Centro de Convívio.
De acordo com sua Portaria de criação, o Centro de Formação tinha como finalidade sediar programas de formação e capacitação em indigenismo voltados para os servidores da Funai. Nessas condições, os eventos de capacitação e desenvolvimento de servidores, que até então eram realizados em espaços alugados ou emprestados, passariam a ocorrer nas dependências do referido Centro, convergindo para o local as demandas de cursos, seminários, palestras e outras ações demandadas pelas diversas unidades que compõem a Funai.
Durante os quatro anos seguintes o Centro passou por diversas reformas para readequar o espaço à realização dos eventos de capacitação e treinamento, sendo oficialmente inaugurado em agosto de 2010.
Também no segundo semestre de 2010 a equipe técnica da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD), a qual funcionava na Sede da Funai e estava subordinada diretamente à Diretoria de Administração (DAG), estrutura então vigente conforme a Portaria MJ nº 542, de 21 de dezembro de 1993, foi realocada para o CFPI, a fim de ocupar as dependências do Centro e gerir de perto tanto o local quanto as ações de capacitação e treinamento que ali passaram a ser realizadas.
A Portaria nº 1.733/PRES, de 27 de dezembro de 2012, a qual aprovou o novo Regimento Interno da Funai, converteu o CTD na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CODEP), subordinada diretamente à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), da Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), nomenclaturas atuais.
O Centro de Formação em Política Indigenista também ganhou um núcleo dedicado em 2017, que perdurou até 2022, quando foi extinto pela Portaria Funai nº 475, de 19 de outubro de 2022, que regulamentou a Estrutura Regimental e detalhou o Quadro Demonstrativo dos Cargos Comissionados Executivos e das Funções Comissionadas Executivas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai, do anexo II do Decreto nº 11.226, de 7 de outubro de 2022, alterando os dispositivos da Portaria nº 666/PRES, de 17 de julho de 2017.
Objetivos
Conforme a Portaria nº 645/PRES, de 02 de junho de 2006, o CFPI tem como finalidade sediar o programa de formação e capacitação em política indigenista da Funai.
O CFPI também é um espaço que pode ser utilizado para diversos eventos em âmbito interno da Funai, como: planejamento estratégico do órgão, ambientação de servidores, reuniões e alinhamento de equipes, estação para trabalho.
Estrutura
Com área total de 1.700 km² vizinha a uma Área de Proteção Ambiental (APA), o CFPI é formado por:
- 01 Auditório com capacidade instalada para até 80 pessoas simultâneas (podendo receber até 150);
- 11 salas de aula com capacidade total para até 240 pessoas simultâneas;
- 01 Laboratório de informática com capacidade total para até 20 usuários simultâneos;
- 01 Biblioteca;
- 01 Espaço de convivência;
- 01 cozinha equipada;
- 01 Sala temática, em homenagem ao cinquentenário do Marechal Rondon;
- 01 Memorial indigenista;
- 01 Quadra para prática de esportes;
- 01 copa interna para servidores e colaboradores;
- 01 sala para hospedagem do servidor de dados;
- outras salas para uso interno de servidores e colaboradores;
Estatísticas
- Ações de capacitação já realizadas no Centro (em breve)
- Execução de cursos presenciais contratados ou por instrutoria interna no centro (em breve)
