Ética para um 2025 saudável
O início de um novo ano traz uma nova jornada, planos e rumos. É como um novo capítulo, no qual podemos reescrever os caminhos da vida.
Vamos refletir sobre desafios para 2025?
O ambiente de trabalho pode ser um promotor de saúde e bem-estar ou um fator de risco para a saúde mental. Nesse contexto, a conduta ética pode impactar beneficamente quem nos cerca.
Diversos aspectos interferem diretamente nesse equilíbrio, desde as condições físicas e as relações interpessoais até a cultura organizacional e a gestão. Desta maneira, é necessário estarmos atentos sobre como vivemos em relação às condutas de autocuidado, o cuidado com as outras pessoas e com ambiente em que atuamos.
Agir de maneira ética é, em sua essência, assumir o compromisso com o bem-estar coletivo, exercendo valores como respeito, solidariedade, honestidade, responsabilidade e justiça. Dessa forma, podemos gerar um patrimônio imensurável, que é a convivência saudável baseada na paz e no reconhecimento da humanidade que compartilhamos.
Então, como agir de forma ética e saudável no ambiente de trabalho?
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94) sugere que:
V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
(...)
IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. (...)
O comportamento ético deve ser a base das relações no serviço público, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo. E isso não é responsabilidade apenas da gestão, mas de toda a equipe.
Ao investirmos na saúde mental, fortalecemos a Administração Pública, promovendo um serviço mais eficaz e humano. Juntos, podemos pensar em soluções práticas a serem adotadas:
-
Cultura de suporte e valorização: incentivo ao respeito e reconhecimento do trabalho de cada colaborador e formação de gestores para que liderem com empatia.
-
Promoção do bem-estar: estabelecimento de políticas que incluam apoio psicológico e horários flexíveis.
-
Espaço adequado: investimento em ergonomia e conforto no ambiente.
-
Canais de diálogo: disponibilização de meios seguros para relatar conflitos e buscar resoluções justas.
-
Ações preventivas: organização de palestras sobre saúde mental e estratégias para gestão do estresse, monitoramento do clima organizacional.

- Logo 30 anos CE-CVM
Várias ferramentas cooperam para um espaço mais ético e acolhedor.
#vamosjuntos com a Comissão de Ética da CVM (CE-CVM) elaborar mais propostas viáveis para a promoção de um ambiente laboral mais saudável, e iniciar 2025 com o bem-estar entre as prioridades do ano!
Não esqueça: sua parte é fundamental!
Acesse a página da Comissão de Ética da CVM para conferir as orientações, decisões, normativos internos, planos de trabalho, relatórios anuais e muito mais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a CE-CVM: comissaodeetica@cvm.gov.br.
Texto adaptado do Boletim Informativo da CEP nº 78 – Janeiro de 2025