Planejamento Estratégico da CVM
O processo de formulação da estratégia institucional baseia-se em conceitos fundamentais presentes nas principais metodologias de planejamento reconhecidas mundialmente como boas práticas.
O processo de revisão da estratégia ocorre a cada cinco anos, nos primeiros dozes meses de mandato do Presidente da CVM, conforme definido na Resolução CVM 52/2021, que dispõe sobre o Sistema de Governança e Gestão da Autarquia.
Esse processo teve início com a avaliação dos resultados do ciclo de gestão estratégica anterior, em que foram realizadas pesquisas com os titulares de cada área da CVM sobre o desenvolvimento de cada objetivo do mapa estratégico até então vigente. Além desse levantamento, foram analisados dados institucionais e de mercado que permitiram melhor quantificar a evolução em relação a cada objetivo.
A etapa seguinte consistiu na análise ambiental (externo e interno) por meio da aplicação da matriz SWOT, ferramenta comumente utilizada para definição da estratégia institucional, e resultou na identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças as quais a Autarquia está submetida. Essa atividade foi realizada com a presença da alta administração da CVM - Colegiado e titulares das superintendências.
Elaborada a análise SWOT, a próxima etapa foi a revisão do Mapa Estratégico, com a definição dos novos objetivos estratégicos finalísticos e de ativos organizacionais. O Mapa Estratégico é uma importante ferramenta de gestão da Autarquia, onde estão elencados os principais objetivos que serão implementados no período do ciclo estratégico de 2023-2027.
O processo de formulação dos objetivos estratégicos foi realizado com a participação de relevante parcela dos servidores da CVM, através de um evento específico, em que 200 colaboradores deram contribuições sobre as questões mais importantes para o futuro da CVM e do mercado de capitais.
Após a realização do evento, as propostas de objetivos foram consolidadas pela Superintendência de Planejamento e Inovação (SPL) e o novo Mapa Estratégico foi aprovado pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica (CGE). As etapas seguintes envolvem o desdobramento da estratégia definida em iniciativas, ações e projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos.
Por fim, a redefinição da lista de Indicadores Institucionais possibilitará o monitoramento do desenvolvimento de cada objetivo estratégico. Os resultados obtidos em cada um desses indicadores são divulgados anualmente pela CVM em seu site institucional.
Abaixo, são listados as últimas versões do Plano Estratégico da CVM, que inclui as diretrizes estratégicas de médio e longo prazos.
Anexos
- Planejamento Estratégico - Construindo a CVM de 2027 (versão atualizada em 2023)
- Planejamento Estratégico - Construindo a CVM de 2023 (versão atualizada em 2019)
- Planejamento Estratégico - Construindo a CVM de 2023 (versão definida em 2013)
Projetos Estratégicos
Os Projetos Estratégicos são aprovados e acompanhados pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica (CGE) e estão sempre ligados aos objetivos estratégicos da CVM, definidos no Planejamento Estratégico da autarquia.
Projetos 2021
- Termo de Abertura do Projeto de Transformação de Processos - "Gestão de Pessoas" c/ a Gerência de Recursos Humanos (GAH) e com a Divisão de Capacitação (CAP) ambas da Superintendência Administrativo-Financeira (SAD)
- Termo de Abertura do Projeto de Transformação de Processos - "Sancionador" c/ a Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN)
- Termo de Abertura do Projeto de Transformação de Processos c/ a Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC)
- Encerramento dos Projetos de 2021