Plano de Ação de Finanças Sustentáveis
O presente Plano de Ação foi elaborado para o biênio 2025-2026, e o processo de formulação das metas, objetivos e respectivos prazos de cumprimento foi realizado com base nas diretrizes constantes da Política de Finanças Sustentáveis e contou com mapeamento de iniciativas realizado pela Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) junto às demais Superintendências da CVM.
O Plano de Ação tem como base três frentes estratégicas:
- Adoção de soluções tecnológicas para apoiar as atividades de supervisão e tratamento de dados,. Destaque para o desenvolvimento de banco de dados estruturado sobre emissões temáticas sustentáveis;
- Reforço das ações de capacitação para o corpo técnico da CVM. Proposta inclui treinamentos sobre normas internacionais de reporte, como IFRS S1 e S2; e
- Mapeamento da maturidade do mercado brasileiro em finanças sustentáveis, por meio de pesquisas exploratórias e supervisões temáticas, com o objetivo de identificar lacunas, boas práticas e oportunidades de aprimoramento regulatório. Essa abordagem permite avaliar as ações da CVM de forma mais responsiva e baseada em evidências.
Acesse o Plano e confira as 14 iniciativas sustentáveis que integram o Plano de Ação da CVM para o biênio 2025 – 2026.

Plano de Ação 2023-2024
O Plano de Ação em Finanças Sustentáveis do biênio 2023-2024 teve mais de 80% de suas metas integralmente concluídas. O Relatório de Execução demonstra que 14 das 17 iniciativas propostas foram totalmente entregues (82,35%), enquanto que as três restantes foram parcialmente atendidas (17,65%).